7 dicas sobre como engajar seu time e ter bons resultados em 2018 - HD Tecnologia | Gestão empresarial inteligente
relacionamento@hdtecnologia.com.br
(62) 3996-7600
7 dicas sobre como engajar seu time e ter bons resultados em 2018

2018 começou, e com ele muitas expectativas a cerca da economia do país. Nesse ano, é esperada uma retomada de crescimento da economia. O que traz uma grande expectativa. Aproveitando os assuntos de fim de ano como reflexão e renovação, que tal realizar uma análise sobre o ambiente interno do seu negócio?

Entre as mentes empreendedoras existe um grande ditado que é o seguinte: “Prefiro um time nota 10, e uma ideia nota 6. Ao invés de uma ideia nota 10, e um time nota 6”. Esse ditado reflete o que acontece em muitas empresas que em grande parte possuem boa estrutura para a execução de tarefas, porém o time muitas vezes não está alinhado corretamente com as expectativas levantadas. O que gera um grande problema de produtividade.

Por isso, separamos 7 dicas para que você possa engajar sua equipe e otimizar o nível de produtividade do seu negócio.

Instaure um propósito de alta performance

Antes de tentar fazer qualquer coisa, como premiação, palestras motivacionais e etc. Evangelize a sua empresa para todos os colaboradores entendam a cultura do seu negócio, até que isso seja visível em tudo que sua equipe faz. Não adianta tentar buscar motivação e produtividade sendo que o seu time não sabe quais os valores da sua organização. Definir a cultura da sua empresa é o que irá nortear todos os esforços do seu time. Portanto, faça uma análise sobre seu propósito e sempre o mantenha latente em todos os colaboradores.

Escute sua equipe

Muitas vezes não conseguimos enxergar o que realmente acontece dentro de uma empresa, ou até mesmo não é possível identificar pontos de melhoria se tivermos uma visão unilateral (visão dos diretores). Uma das formas interessantes de poder trazer uma nova dinâmica para o comportamento de toda sua equipe, é fazer com que todos participem de reuniões que tem como objetivo contribuir para um ambiente mais produtivo. Vale lembrar, que é necessário ser completamente neutro no que diz respeito às críticas e sugestões dos colaboradores, pois muitas vezes serão apresentadas algumas ideias que talvez não façam sentido em um primeiro momento, mas se lapidada em trabalho conjunto, pode se tornar algo que vai mudar o ritmo de todos em sua empresa.

Faça poucas coisas nota 10, ao invés de muitas notas 6.

Essa é uma frase do grande empreendedor Hernan Kazah (Fundador do Mercado Livre). Ela resume o que muitas pessoas não conseguem fazer, que é o fato de tentar abraçar o mundo e resolver todos os problemas. Bom, isso é uma faca de dois gumes, pois ao mesmo tempo que é bom ver um colaborador engajado e procurando mostrar grandes resultados, também é algo altamente nocivo. Pois o nível de frustração se multiplica pela quantidade de tarefas que esse colaborador absorve. Por isso, procure identificar em sua equipe, quais são as melhores habilidades de cada um e faça com que eles foquem no que são bons, dessa forma eles farão mais coisas nota 10 e poucas coisas nota 6. O intuito é fazer com que todos sejam melhores naquilo que já são bons. Se sua equipe conseguir ficar alinhada com essa forma de pensamento, todas as áreas estarão em constante evolução.

Cuide bem dos novos tripulantes

Novas contratações devem ser sempre tratadas de maneira delicada. Entenda que todos que estão entrando em uma empresa, possuem uma facilidade muito grande de entender o funcionamento da organização, os departamentos, as atribuições de cada cargo. Porém, o mais importante é que essas pessoas também tem uma facilidade em entender o propósito do seu negócio. E para evitar qualquer tipo de contaminação por outros colaboradores que não estejam bem alinhados com esse propósito, é importante que mantenha isso latente na cabeça dos novos tripulantes. Dessa forma, esse novo colaborador terá maiores chances de ser mais produtivo, do que aqueles que muitas vezes ainda não entenderam (ou não querem entender) o que sua empresa busca.

Invista em equipamentos e agregados para melhorar a produtividade do seu time

Em várias organizações é comum presenciarmos situações em que funcionários ficam frustrados por seus equipamentos não conseguirem atender de maneira correta suas necessidades. Investir em mobiliário e equipamentos de boa qualidade são sempre assuntos que circulam no ambiente corporativo. De maneira geral, é importante dar ênfase em bons equipamentos que possam garantir que a produtividade de sua equipe se mantenha alta. Entretanto, mais do que isso, é necessário apresentar técnicas de como ser mais produtivo sem necessariamente fazer com que os equipamentos de uso diário se tornem um álibi. Por exemplo, apresentar leituras sobre gestão do tempo para garantir que seu time se organize e seja autossuficiente é algo interessante e pode ser feito pelos líderes da sua empresa.

Verifique se existem pessoas comprometidas com a organização

Um dos pontos cruciais, é possuir uma equipe que esteja alinhada com sua empresa. Não nos referimos ao propósito. Na verdade, estamos nos referindo às pessoas que estão dispostas a aceitar novos desafios. Identificar quem está disposto a sair da zona de conforto é algo que deve ser levado a sério. Uma empresa não pode crescer se seus funcionários não estão dispostos a crescer. Se você tem pessoas ambiciosas que buscam uma posição melhor na sua organização, ou que querem se tornar melhores e procuram novos desafios, é natural que a empresa cresça mais do que se tiver pessoas que procuram fazer apenas o mínimo para se manter empregadas. Manter pessoas que só procuram realizar o mínimo aceitável é algo que pode atrapalhar o seu crescimento.

Analise o dia a dia.

Para que todos os itens anteriormente mencionados façam sentido, é importante monitorar o dia a dia do seu time, com reuniões gerais onde você pode apresentar os avanços e mostrar que todos estão trilhando o caminho certo. Mais do que isso, é importante apresentar números anteriores e procurar motivar todos. Claro, se os números anteriores não forem bons pode ser que isso cause alguma desmotivação, mas não se preocupe. Procure sempre focar no que seu time tem de bom, pois o que ele tem de bom é o que vai fazer com que os números sempre cresçam.

O trabalho de alinhar todos os seus colaboradores no mesmo canal e fazer com que todos estejam coerentes com o propósito da sua empresa é um trabalho que demanda dedicação, paciência e tempo. Em 2018 você pode fazer diferente, então comece com quem está mais próximo de você, comece pelo seu time. São eles que te acompanharam por mais esse longo percurso e por isso faça com que valha a pena para eles e para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *