Atendimento em todo o Brasil

Atendimento em todo o Brasil! - Fone: 62 3996-7600

A gestão do estoque começa no processo de compras eficiente

A gestão do estoque começa no processo de compras eficiente

O controle de estoque trabalha com procedimentos para gerir a entrada e saída de produtos, fiscalizando e registrando todos esses procedimentos. Os que não controlam o estoque e o armazenamento de seus materiais, sofrem com o aumento de danos e prejuízos causados por esta má gestão.

Você já parou para pensar que um processo de compras eficiente impacta diretamente sua gestão de estoque? Ambas estão interligadas!

Gestão de estoque x Gestão de compras

O controle de estoque é de suma importância para a empresa, porque ele controla os desperdícios, desvios e apura os valores para fins de análise, bem como apura altos investimentos que prejudicam outros setores do negócio. O objetivo do controle de estoque é organizar sua empresa, gerar lucros e evitar que desperdícios comprometam o orçamento.

Financeiramente, o controle de estoque contribui na hora de calcular os lucros. Um estoque bem controlado gera informações sobre os produtos que mais vendem, podendo gerar um planejamento de vendas mais eficaz.

Já o processo de gestão de compras envolve uma série de atividades que devem ser realizadas de modo a obter a melhor relação custo x benefício, considerando os produtos e serviços a serem adquiridos, o relacionamento com fornecedores, os prazos para entrega e formas de pagamento.

Esta é uma atividade estratégica para as empresas, pois impacta diretamente na gestão do estoque. Além disso, a boa gestão de compras gera um diferencial competitivo ao negócio e possibilita um melhor relacionamento com o cliente, ao atender suas demandas e necessidades.

O pessoal do setor de compras, por exemplo, lida com um grande número de fornecedores enquanto desempenha suas funções. Por isso, eles representam a reputação da empresa no mundo exterior.

Enquanto negociam e finalizam negócios que valem muito dinheiro para a empresa, sua integridade é de extrema importância para a organização.

Este departamento pode gerir melhor o relacionamento com fornecedores pode trazer vantagens na hora de negociar preços e prazos, além de ajustar o volume de compras às necessidades e realidade das empresas.

 

Utilize de um sistema de gestão que alinhe as duas áreas

A gestão de compras requer cuidados e controles que se integram aos processos de venda e estoque. Pois, permite criar um monitoramento do estoque, criar padrão de estoque mínimo, análise do histórico de vendas dos produtos, também ajuda a evidenciar se o estoque será consumido num maior ou menor período. Revelando a real importância de um sistema que integre e monitore essas atividades em tempo real.

Uma empresa com o controle de estoques organizado e integrado, consegue melhorar resultados e lucro e otimizar processos e recursos humanos. Usar a tecnologia a favor do negócio torna-o mais eficiente e isto é necessário num ambiente empresarial competitivo.

Conheça o Lírio, uma solução da HD Tecnologia, que personaliza a solicitação ou sugestão de compra conforme as regras de negócio e a partir dela, gerencia todo o processo de compra da sua empresa.

O uso do Lírio contribuirá para que a empresa compre com assertividade, para que os vendedores acompanhem o status da compra de novos produtos. Isto também auxilia na formatação do custo líquido do produto, entre outras atividades, para que as áreas de controle de estoque consigam prosseguir os seus objetivos com sucesso e ser o mais eficiente possível.

Gostou!!! Então compartilhe...

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Posts Recentes

Fique por dentro de nossas novidades

    HD Tecnologia Logo

    Copyright © 2022. Todos os direitos reservados. 

    HD tecnologia da informação CNPJ: 01.726.867/0001-91

    Cadastre-se para fazer uma demonstração com nosso time!

      Receba a resposta no e-mail