Atendimento em todo o Brasil

Atendimento em todo o Brasil! - Fone: 62 3996-7600

Confira as melhores práticas para avaliar a situação financeira de sua empresa

Confira as melhores práticas para avaliar a situação financeira de sua empresa

Independentemente do porte ou segmento de atuação, todo bom gestor precisa saber como está a situação financeira da empresa. Afinal, essa informação impactará diretamente no processo de tomada de decisões e longevidade dos negócios.

Esse controle é um dos segredos para gerir uma empresa de sucesso. Se a tarefa parece desafiadora, respire fundo! Vamos te ajudar a elencar 5 indicadores financeiros para você avaliar a situação financeira de uma empresa de maneira eficiente.

 

1 — Rentabilidade

Este é um excelente ponto de partida. Com a rentabilidade é possível mensurar qual é a viabilidade do seu negócio e qual o potencial de retorno do capital investido que ele apresenta.

Acompanhar a rentabilidade permite descobrir se a empresa apresenta retornos atrativos e, a partir dessa informação, é possível tomar decisões sobre a gestão, vendas, corte de gastos, expansão e demais decisões estratégicas.

 

2 — Custos

Controle os custos fixos e variáveis necessários para o funcionamento do negócio. É imprescindível se atentar a esse ponto, pois são valores referentes às despesas mensais que impactam no resultado de faturamento do negócio.

 

3 – Demonstração do Resultado do Exercício (DRE Financeiro)

Por meio do DRE Financeiro, você tem em mãos um relatório que aponta informações precisas sobre as finanças e patrimônio da organização. Além disso, também é fácil visualizar todos os compromissos de longo prazo que devem ser quitados ao longo dos próximos meses. 

 

4 — Fluxo de caixa

Você sabe qual foi o lucro da sua empresa no último trimestre? Qual a sua média de faturamento? Qual o valor das despesas mensais? Estas são questões básicas que ajudam a entender o fluxo do caixa.

O fluxo de caixa é o grande aliado para conhecer a real situação financeira do negócio. Por meio dele é possível conhecer todas as operações financeiras. Apenas com base nessas informações, é possível monitorar o percurso de todas as despesas que ocorrem, para assim entender o destino dado aos recursos do seu negócio.

Vale reforçar, que essa análise precisa ser minuciosa, considerando todos os custos operacionais e receitas.

 

5 — Ticket Médio

Se seu negócio é no ramo do varejo, o ticket médio é também uma excelente forma de avaliar a situação financeira da empresa. Ainda ajuda a identificar todos os pontos ligados aos processos de vendas.

 

Fique de olho no futuro!

Além de conhecer o histórico e situação atual da empresa, saber o que está por vir também é de extrema relevância. Dessa forma, é possível se preparar e acompanhar a projeção financeira do negócio.

Ajuda muito ter indicadores bem definidos e relatórios sempre atualizados, afinal são esses indicadores que te permitirão enxergar o cenário real e tendências do seu negócio.

Existem soluções pensadas exclusivamente para empresas que querem acompanhar e aumentar sua produtividade, como o Lírio ERP. Com ele, o gestor consegue saber como está a lucratividade de seu negócio, tudo através de relatórios como o DRE e tomar decisões assertivas, tudo realizado através das dashboards inteligentes e personalizados. Clique aqui e solicite uma demonstração.

Gostou!!! Então compartilhe...

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
HD Tecnologia Logo

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados. 

HD tecnologia da informação CNPJ: 01.726.867/0001-91

Cadastre-se para fazer uma demonstração com nosso time!

    Receba a resposta no e-mail