Atendimento em todo o Brasil

Atendimento em todo o Brasil! - Fone: 62 3996-7600

Motivando Equipes: 3 práticas para aumentar a produtividade

Motivando Equipes: 3 práticas para aumentar a produtividade

Muito se exige da equipe pontualidade, assiduidade, desempenho e produtividade. Realmente são elementos vitais para sustentação, equilíbrio e crescimento de qualquer empresa. O compromisso de ambas as partes começa na oportunidade da contratação, na chance de mostrar as qualificações profissionais e habilidades pessoais através da capacitação, aperfeiçoamento e especialização.

Quer ter uma carreira duradoura e sólida, entenda que, é necessário ter ética, respeito e responsabilidade. E falar de sonho é falar de sentimento, algo imprescindível no ser humano que o motiva a realizar o que lhe faz bem.

Contudo, ter um sonho é o combustível interior, é a força espiritual que nos conduz a superar nossas imperfeições, é tornar possível o que parecia nitidamente impossível, é cair quantas vezes precisarmos e levantar cada vez mais fortes fazendo da experiência algo positivo e bem-vindo. O sonho inspirado é sonho realizado, isso é fato.

Por isso, o sonho traz a tona os pensamentos de tudo aquilo que desejamos ao longo dessa existência e, através das experiências diárias vamos realizando as pequenas conquistas, as quais merecem grande contentamento e celebração. Cada conquista, por menor que seja é algo magnífico e maravilho, é a prévia das grandes realizações em um futuro próspero.

É a luz que clareia os próximos 100 metros, depois os próximos 100 metros e, assim por diante… Até chegar ao destino traçado sempre celebrando a cada 100 metros conquistados. Apoiar os sonhos de alguém é indiretamente realizar os nossos sonhos também.

Participe de sentimentos elevados, impulsione a fé que fomenta nossos anseios, sinta-se bem, porque por Lei sonhos serão realizados, com fé, acredite que é capaz, e também, apoie o sonho das outras pessoas.

Motivação da equipe 

É conversar sobre sonhos, é ouvir os desejos de todos, é contribuir e participar das conquistas de cada um.

3 práticas para motivar uma equipe

1. Evite a auto sabotagem

Não puna sua equipe por desmotivação. Isso é dar um tiro no pé: seus funcionários só vão ficar mais insatisfeitos e começará um ciclo vicioso sem vitoriosos.

A equipe vai acabar e o problema não acabará com a entrada de novas pessoas.

Evite culturas toxicas sem auto-resposabilidade, ou seja, colocar a culpa em uma pessoa ou na equipe inteira. Um bom líder assume quando ele é o errado ou entende que em algumas situações não há culpados. E, se necessário, entra para a parte operacional ajudando ele mesmo a resolver a questão.

2. Esteja presente e conheça a equipe

Equipes que não se sentem conectadas com os seus gestores não entregam bons resultados. Chefe sem proximidade com os funcionários, não vê desmotivação apenas vê as consequências em situações extremas, quando os resultados caem muito ou os prazos não são atendidos, dificilmente a equipe vai gostar de trabalhar com você.

Por isso é crucial para a motivação da staff ter um líder presente e comunicativo. O básico é essencial: cumprimentar seus funcionários e saber o nome deles, mas é preciso ir além. Faça reuniões semanais para entender como estão os projetos e aproveite esse momento para ouvir os colaboradores.

3. Dê feedbacks constantes

Além das conversas com a equipe, é preciso manter uma prática recorrente de sentar com cada uma dos subordinados e dar um feedback. Algumas empresas têm em suas culturas o hábito de ter essa conversa uma vez por mês, mas varia em cada organização. No entanto, esse prazo não pode se estender por mais de um ano – depois desse tempo, o funcionário entende que seu esforço não foi reconhecido e pode se sentir desmotivado.

Luciano Marmo Empresário, diretor da HD Tecnologia em Catalão Bacharel em Administração de Empresas Formado em Gestão da Produção Industrial Analista de Sistema

Gostou!!! Então compartilhe...

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
HD Tecnologia Logo

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados. 

HD tecnologia da informação CNPJ: 01.726.867/0001-91

Cadastre-se para fazer uma demonstração com nosso time!

    Receba a resposta no e-mail