Atendimento em todo o Brasil

Atendimento em todo o Brasil! - Fone: 62 3996-7600

Planejamento de compras: 7 dicas para colocar em prática

Planejamento de compras: 7 dicas para colocar em prática

Planejamento de compras

Para realizar o planejamento de compras é necessário organização e conhecimento do estoque e das demandas de sua empresa, como a sazonalidade, por exemplo. Tendo em mãos essas informações, o segundo passo é definir o orçamento e o levantamento do que deve ser compro e em que prazo, levando em conta o fluxo e a saúde financeira de empresa.

Depois da efetivação da compra, é preciso fazer o acompanhamento da entrega dos pedidos. Parece um processo simples, mas qualquer falha durante sua execução a empresa corre grandes riscos de ter um aumento inesperado dos gastos. Compra de itens desnecessários, produtos de baixa qualidade, falha na entrega e falta de estoque, vão resultar em prejuízos de imagem para a empresa.

Processos para compras eficientes

Fornecedores

Conheça seus fornecedores, serviços e produtos ofertados, valores, benefícios que cada um oferece, condições de pagamento, forma de entrega, contatos e demais pontos importantes, que possam otimizar o processo de gestão de fornecedores e orientar a equipe de compras nas melhores escolhas.

Parcerias

Com base no seu quadro de fornecedores, enumere aqueles que são realmente confiáveis, para que a relação comercial seja duradoura, segura e benéfica para ambas as partes, essa é uma excelente maneira de garantir que suas compras serão entregues no prazo correto e com qualidade.

Análise e plano de ação para compras

Faça uma análise completa de toda a sua cadeia de suprimentos, pontue todas as ameaças e oportunidades, planeje de forma completa todo o processo de compras, mantenha atualizado as informações e avaliações dos fornecedores, saiba exatamente como, de quem e o que sua empresa está comprando e a real necessidade.

Controle de estoque

Essa etapa é fundamental para qualquer empresa, apenas com o controle de estoque é possível saber o que realmente é preciso ser adquirido, assim evitar faltar matéria-prima e produtos ou mesmo ter excesso de itens no estoque.

Cotações e requisições

Avalie o mercado, conheça onde estão os melhores preços e produtos, automatize o gerenciamento de requisições, isso com certeza vai gerar agilidade, facilidade e diminuir as falhas, além de possibilitar que a empresa economize.

Gestão de pedidos

Além de conhecer seu estoque, planeje seus pedidos, evite que acumule demanda, pesquise e compre com antecedência, evite atrasos e erros nos pedidos.

Capacite a equipe

A capacitação da equipe que vai gerir as compras é algo essencial, para que tudo seja trabalhado de maneira eficiente. Promova atualizações, auxilie no processo de informatização, sua empresa usufruirá de um melhor controle de compras.

Lembre-se, para que sua gestão de compras seja eficaz, escolha bem seus fornecedores, organize e planeje seus processos e faça com que o processo da equipe de compras aumente e otimize os resultados da sua empresa. Considere também o uso de um sistema que dê suporte ao controle de estoque, cadastro de fornecedores e a gestão dos pedidos de produtos.

 

Tecnologia para transformar você e sua empresa.

Preencha o formulário abaixo e entenda como podemos colaborar no crescimento do seu negócio

 

[sform]1[/sform]

Gostou!!! Então compartilhe...

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Posts Recentes

Fique por dentro de nossas novidades

    HD Tecnologia Logo

    Copyright © 2022. Todos os direitos reservados. 

    HD tecnologia da informação CNPJ: 01.726.867/0001-91

    Cadastre-se para fazer uma demonstração com nosso time!

      Receba a resposta no e-mail