Atendimento em todo o Brasil

Atendimento em todo o Brasil! - Fone: 62 3996-7600

O homem e a águia – A fábula do empreendedor em um mercado em crise

O homem e a águia – A fábula do empreendedor em um mercado em crise

Certa vez, um homem mantinha uma bela árvore que lhe dava muitos frutos, comida e o sumo de que precisava. Dela tirava o que era necessário para viver e a certeza de que aquele, era seu lugar.
Um dia veio uma forte tempestade de areia e o arrastou para longe de sua casa, levando-o para o meio de um deserto.
Lá encontrou um arbusto seco que mal tampava seus pés daquele sol escaldante. Sem comida, água e a tranquilidade que a sombra da sua árvore lhe proporcionava, o homem se debruçou a lamentar sobre o que poderia fazer.
Justo nesse momento, avistou uma águia que aterrizava no galho do arbusto. Para a surpresa do homem, a águia falou, e perguntou:
— Precisa de ajuda? Chocado, o homem respondeu:
— Estou morrendo de sede, minha boca e língua estão inchadas. Preciso de água para sobreviver.
— Olhe para trás – disse a águia. – Siga aquelas aves, pois elas sabem onde a água se esconde nas pedras. Lá você poderá beber água.
O homem voltou ao arbusto e, no dia seguinte, a águia voltou.
— Como está? – perguntou a águia.
— Consegui beber água, mas preciso de comida para sobreviver, a água só não basta.
— Fique quieto e espere um animal passar. Quando ele passar, siga-o, ele pode te mostrar onde estão os cactos, cuja a polpa, você pode comer.
Quando o homem seguiu o animal, encontrou comida e conseguiu comer. Sentindo-se bem, ele voltou ao arbusto e, mais uma vez, a águia voltou.
— Posso fazer alguma coisa por você?
 Sim! – respondeu o homem.
– Embora eu já tenha matado a sede e a fome, preciso de uma nova sombra para não morrer queimado.
— Pois aí, não posso te ajudar! – disse a águia.
— O que farei agora? – perguntou o homem, desesperado. – Não tenho abrigo, morrerei seco como este arbusto!
Foi aí que outra tempestade de areia veio, mais uma vez, e como se fosse o destino, fez com que o homem voltasse à sua árvore.
Mas, ao retornar, percebeu que sua árvore não produzia mais frutos, apenas um abrigo do sol. Novamente lá estava ele, sem comida e sem bebida.
Foi aí que o homem refletiu o que o deserto tinha lhe proporcionado. Das pedras, conseguiu água e do cacto, que até então era espinhoso, a comida que precisava.
Adaptar-se às novas situações pareceu-lhe a melhor solução para viver sobre a árvore que não lhe dava mais frutos.
A águia apareceu novamente, dizendo ao homem que havia encontrado outra árvore que dava frutos e sombra, mas que não garantiria que isso seria para sempre.
Pensativo, o homem respondeu: – Acho que vou ficar mais um pouco.
Adaptar-se a um mercado em crise talvez seja a melhor lição que podemos tirar da fábula. As tempestades de poeira vem e vão a todo momento e, sem dúvida, o seu negócio passará por algumas.
Aprender a observar as novas oportunidades pode ser a saída ou um novo começo para o empreendedor que não consegue bom resultados no final do mês.
Sair da sombra de comodidade do mercado e seguir as tendências mercadológicas, é o primeiro passo de muitos que poderão lhe tornar mais experiente e seguro em um mercado em crise.
Atualize sua empresa. O mercado da tecnologia pode até parecer algo novo para você, mas provavelmente seja daí que colherá os frutos que precisa. Uma boa empresa gere suas informações de forma prática e eficaz.
A ajuda de sistemas de gestão pode te auxiliar a controlar seu estoque, suas vendas, o controle do caixa, além de melhorar a gestão de pessoas e equipe, que contribuem positivamente para sua empresa. Fique atento! Empresas que são sucesso no mercado investem em tecnologia e têm êxito com isso.
O planejamento para o seu sucesso, começa com uma boa gestão empresarial e este passo é você quem deve dar.

Gostou!!! Então compartilhe...

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
HD Tecnologia Logo

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados. 

HD tecnologia da informação CNPJ: 01.726.867/0001-91

Cadastre-se para fazer uma demonstração com nosso time!

    Receba a resposta no e-mail