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como a apple cresceu 12%

Estatísticas apontam que, em dezembro de 2017, a Apple atingiu o lucro recorde de US$ 20 bilhões. De acordo com a empresa, este resultado é 12% maior do que o faturamento alcançado no ano anterior.

Atualmente a Apple possui valor de mercado de mais US$ 850 bilhões de dólares, segundo relatórios financeiros da Global Fortune 500, que é uma lista compilada e publicada anualmente pela revista Fortune que detalha os rendimentos das 500 maiores empresas do mundo. Entretanto, esse império bilionário não foi construído da noite para o dia.

Desde 1998, a partir do lançamento do IMac, a Apple se tornou referência mundial no que se refere à inovação e liderança de mercado. para o mundo todo quando o assunto é investir em inovação e liderar o mercado. Não é à toa que está a 24 anos na lista das maiores empresas do mundo.

A Apple é um grande case de sucesso quando falamos sobre planejamento e vendas. Qualidade e inovação são pontos fortes que definem a marca. A Apple não é uma empresa que conquista clientes, ela conquista fãs.

A essa altura, você deve estar se perguntando: “Como esta empresa consegue atuar de forma tão assertiva e eficiente?”. A resposta é simples: bom planejamento e excelência em gestão de negócios.

O grande idealizador da Apple, o lendário Steve Jobs, não somente criou as diretrizes básicas da marca, mas deixou um legado de ensinamentos que continuam guiando a empresa.

Bom, chega de falar dos números da Apple. Agora, vamos destacar algumas dicas de liderança e gestão que a Apple utiliza para que você possa aplicar em sua empresa e trazer bons resultados. Acompanhe e inspire-se!

 

Supervisione cada detalhe dentro da empresa

Uma das rotinas de Steve Jobs, era a de acompanhar de ponta a ponta o processo de produção dos produtos Apple. Desde o desenvolvimento dos aparelhos até o design das lojas físicas. Para ele, absolutamente TUDO é importante!

Ter uma visão 360º do seu negócio é fundamental para entender onde acontecem falhas e acertos. Se atenha a todos os detalhes. Conheça seus colaboradores, estude seus concorrentes, entenda as expectativas do mercado consumidor. E o mais importante, entenda qual é a experiência que o seu produto oferece para seus clientes.

 

Tenha foco e seja organizado

Organização e o foco são essenciais para que o trabalho seja realizado de forma clara e precisa. Em 1997, após uma série de terríveis resultados financeiros, entre eles o que resultou na perda de US$ 750 milhões de dólares, o maior prejuízo já sofrido por uma empresa do Vale do Silício. Steve Jobs, que nessa época estava retornando à Apple após uma saída devido ao fracasso de vendas do Macintosh em 1985, nesse mesmo tempo a empresa estava a beira da falência. Então, Jobs começou a revisar o portfólio da empresa e se deparou com uma quantidade enorme de produtos, totalmente desorganizados. Muitos deles não precisavam sequer existir.

Ele realizou um levantamento detalhado por meio de reuniões com cada equipe de produtos da Apple. Esse processo durou várias semanas.

‘A Apple está numa grave situação financeira e não temos meios para fazer nada extra.’ Afirmava Jobs.

Para que um produto pudesse ficar no catálogo, era preciso antes venderlo para Steve Jobs. O que não era algo fácil de ser feito.

Assim, Steve Jobs decidiu que a Apple deveria se propor a fazer um único produto de altíssima qualidade para cada uma das categorias elencadas. Segundo ele, ‘não é preciso, somente, saber o que fazer. Mas, também, é preciso saber o que não precisa ser feito’.

Elabore estratégias que correspondam com o propósito da marca

Antes de mais nada, é fundamental que você tenha um propósito bem definido para a sua empresa. O propósito é o que vai nortear qualquer tipo de ação dentro e fora do seu negócio. É ele quem define como seus colaboradores devem agir, ele é a essência da sua empresa. Sem um propósito é impossível criar empatia entre seu público e sua marca.

A Apple carrega o seu propósito desde a era Steve Jobs. E esse é o combustível que move toda a empresa. Veja:

We believe that people with passion can change the world for the better.
Nós acreditamos que pessoas apaixonadas podem mudar o mundo para melhor.

Através destas palavras, a Apple se tornou o gigante que conhecemos hoje. Em uma reunião interna Steve Jobs apresentou esse propósito, juntamente com campanha publicitária que marcou a história da empresa, com o slogan “Think Different”. Veja o comercial dessa campanha de 1997:

O propósito se faz presente no design dos produtos da Apple. Toda a estrutura é simples, mas arrojada. O funcionamento é extremamente simples e intuitivo, tudo muito fluído e pensado para que o usuário não perca tempo e energia em descobrir como um dispositivo funciona.

Perceba que o propósito mencionado anteriormente se encaixa em todas as ações que são feitas, desde a montagem do produto até o processo de venda e uso.

É comum encontrarmos a missão, a visão e os valores colocados nas paredes de diversas empresas. Mas poucas buscam esse contato íntimo entre os consumidores e suas marcas. E quando conseguem, os resultados surgem de maneira absurda.

Pense hoje mesmo no propósito do seu negócio. Busque na alma da sua marca o porquê de sua existência e quando descobrir, grandes resultados surgirão.

Paciência e perseverança

Tudo o que falamos até agora leva tempo para acontecer, mas o que você deve ter em mente é que o mundo atualmente muda muito rápido. Produtos são descontinuados, outros são criados, tudo muito rápido e muitas vezes sem aviso.

Por isso, mantenha-se atualizado(a). Mude processos, procure sempre otimizar o que já está bom. A excelência do seu negócio está nos pequenos detalhes.

A Apple, busca sempre inovar trazendo novidades para que você possa mudar o mundo. Afinal, esse é o propósito dessa marca.

Mas qual é o propósito da sua marca?

Ou. Por que continua fazendo o que faz hoje?

Reflita e procure essas respostas dentro do seu time. Fazer com que todos participem de tomadas de decisões importantes pode te surpreender.

 

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