Você, ou seus funcionários já pararam para pensar qual o valor dos seus clientes? Infelizmente, poucas empresas se dão ao trabalho de calcular esse valor. E o que seria do vendedor sem o comprador? O valor de um cliente vai além dos gastos e das compras feitas no estabelecimento, afinal, um cliente fidelizado indica à empresa aos conhecidos, defende das criticas e sente prazer em ver o crescimento do negócio. Isso muitos de nós sabemos, mas a questão é: como fidelizar esses clientes? Ganhar novos clientes é a intenção de qualquer negócio, o que não vemos é a preocupação das empresas com o fato de perdê-los.
Conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais caro que manter um cliente antigo. E clientes insatisfeitos influenciam quase quatro vezes mais do que os satisfeitos. Investir na fidelização dos seus clientes gera lucros e ainda melhora a sua imagem comercial, clientes fiéis consomem mais, de acordo com o tempo de relacionamento com a empresa.
Fidelizar clientes, não é apenas ter clientes satisfeitos, e sim ter clientes que retornam com frequência, movimentam seu caixa, e te recomendam pelos produtos ou serviços prestados além de serem aliados no crescimento e na criação de ideias para o negócio.
Estratégias de Fidelização
- Conheça bem o seu cliente e estabeleça vínculos: Conhecer bem o perfil do seu cliente fará com que suas ofertas não sejam recusadas, e que você ofereça benefícios que suprem as expectativas do seu cliente. Fazer um cadastro, com os dados e informações importantes é uma boa maneira de conseguir isso, outra maneira é ouvir os seus clientes, crie uma ouvidoria, solicite sugestões e trate-os com respeito e carinho.
- Honre seus compromissos: Antes de buscar superar as expectativas dos clientes é extremamente importante que você cumpra o básico acordado por mais simples que seja. Prazos e horários devem ser minuciosamente respeitados. Assim como o retorno, caso o cliente necessite de troca ou concerto de defeitos. Remova os obstáculos, facilite as coisas e trate o cliente com a mesma atenção que foi dirigida na hora da venda.
- Busque diferenciais: O mesmo produto, e empresas parecidas. O mercado está exausto de ofertas parecidas, das mesmas vantagens. Seja diferente! Ouse! O que ainda não foi feito? Quais ofertas seu cliente vai ter exclusivamente na sua loja ou empresa? Saia do comum!
Jéssica Neves – Jornalista