Manter colaboradores alinhados com procedimentos internos, engajados e comprometidos é o desafio de muitas empresas. Um dos fatores que influenciam no desempenho dos colaboradores é a comunicação interna.
É muito comum empresas disponibilizarem murais com informativos, dispararem e-mails com alguma novidade sobre o ambiente interno, repassarem manuais sobre como se portar. Mas será que essa prática realmente é eficaz?
A mensagem é recebida, mas existe uma grande diferença entre entregar uma mensagem e fazer com que essa mensagem influencie na mudança de comportamento de um colaborador. Isso mostra que um trabalho de comunicação interna eficiente pode fazer toda a diferença.
Neste material, vamos mostrar o que é Comunicação Interna e quais são suas vantagens.
O que é comunicação interna?
Na verdade. Em um ambiente onde existem pessoas, a comunicação sempre irá acontecer. A diferença é que se a organização se preocupa com ela, toda a equipe é melhor direcionada de acordo com o propósito da marca, caso contrário ela tomará outro sentido. A comunicação interna realiza todo o trabalho de informar e engajar os colaboradores. E é um fator importante, pois é através dela que todo o time saberá sua importância dentro da empresa.
A importância da comunicação interna para a cultura da empresa.
Você já deve ter ouvido falar em propósito, missão, visão, valores e etc. Mas os colaboradores da sua empresa sabem qual é o propósito do seu negócio? Ou ainda, o seu colaborador sabe qual a importância dele dentro desse propósito?
Não basta ter um propósito interessante, se seu time não está inserido nele. A comunicação interna é importante nesse aspecto, pois é a partir dela que os colaboradores entenderam seu propósito. E mais do que isso, eles se sentiram parte da sua empresa. E esse é o ponto mais importante. Seres humanos tendem a se dedicar mais em um grupo onde se sentem como parte. Ou seja, quando pertencemos a determinado grupo, criamos um tipo de conexão com nossa identidade.
Veja quando falamos do Google. Trabalhar nessa organização é o sonho de muita gente. Sabe por quê? É porque um dos fatores que eles mais valorizam, é uma comunicação interna eficiente. Eles conseguem fazer com que cada funcionário se sinta parte de um todo. E o resultado é tão impressionante, que até quem não trabalha nesse ambiente é impactado e sente vontade de fazer parte desse meio.
Quando uma empresa consegue fazer com que um funcionário relacione o trabalho com sua identidade, o profissional começa a torcer pela empresa, contribui para que ela cresça e o mais importante ele sabe que o seu trabalho é importante naquele local.
As Vantagens de uma Comunicação Interna eficaz
1. Alinha os colaboradores.
Uma das maiores vantagens de realizar uma comunicação interna, é o de alinhar procedimentos internos
dentro de cada departamento.
O trabalho de reforçar como ser mais eficiente em uma atividade, revisar processos operacionais e manter todos atualizados sobre o propósito da empresa é algo que a comunicação interna realiza constantemente.
2. Mostra a importância de cada colaborador
Saber o que você está fazendo, porque está fazendo e entender a importância do seu trabalho em uma organização muda tudo.
A comunicação interna utiliza de métodos como o endomarketing para motivar os funcionários, e também consegue deixar claro o quão importante cada colaborador é na construção do propósito da sua marca.
Quando um colaborador tem ciência da sua importância, ele se sente mais valorizado e por consequência se empenha e demonstra mais comprometimento.
3. Fortalece o propósito da empresa
Não basta ter um propósito, é necessário que esse propósito esteja latente em todos os colaboradores.A comunicação interna faz com que o propósito se torne um mantra, que deve ser praticado diariamente por todos.
Um dos maiores benefícios, é que quando temos um colaborador que entende o propósito de uma empresa. Ele sabe exatamente como se comportar em determinadas situações, sabe como sua marca se comunica, e claro, sua produtividade aumenta.
4. Reduz a quantidade de “panelinhas”
É inevitável e completamente normal a formação de pequenos grupos dentro de uma empresa. O desafio é fazer com que essas “panelinhas” não se fechem e deixem de colaborar positivamente com outros grupos.
A comunicação interna pode fortalecer a cultura da colaboração entre departamentos e no compartilhamento de conhecimento entre os mesmos. Desde que seja feita de maneira constante, ativa e eficiente.
5. Melhora os resultados financeiros
Como consequência de todos os benefícios apresentados anteriormente, os resultados financeiros também sofrem mudanças positivas. É simples, se um colaborador está constantemente atualizado e engajado com o propósito da empresa ele aumenta sua produtividade, com uma maior produtividade e um alto nível de engajamento esse colaborador passa a participar ativamente de melhorias na empresa, seja auxiliando na gestão de processos ou em produtos. Isso gera uma melhora nos resultados financeiros.
Em estudo realizado pelo instituto Willis Towers Watson com mais de 300 organizações ao redor do mundo, em 2009 e 2010 apontou que as empresas com melhores resultados financeiros tinham um aspecto em comum: uma comunicação interna eficaz.
O estudo também revela que essas mesmas empresas, tiveram uma valorização 47% maior na bolsa de valores, em um período de 5 anos, se comparadas à empresas que fazem investimentos menores em comunicação interna.
Fica claro que a comunicação interna é algo que pode mudar o clima da sua empresa e ainda otimizar os resultados do seu negócio.
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