Descubra estratégias de fidelização e venda mais para os seus clientes.
Um dos pais do marketing e visionário consultor de negócios, Philip Kotler já dizia:
“Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo.”
Se você trabalha com indústria, sabe na prática o quão certo Kotler estava em sua afirmação. Lamentavelmente, muitos empresários ainda não têm essa visão e continuam gastando milhões de reais para trazer mais clientes sem investir nada nos clientes que eles já têm.
Com custos de marketing e aquisição de novos clientes cada vez mais altos, investir em estratégias de retenção e fidelização de clientes é uma das saídas que as indústrias estão encontrando para aumentar suas receitas sem aumentar suas despesas comerciais.
Entenda como desenhar estratégias de fidelização efetivas e impulsionar os ganhos da sua indústria.
Criando um pós-venda mágico
Em um mercado com clientes cada vez mais exigentes e com concorrência cada vez mais global, é necessário que a sua indústria crie uma experiência de pós-venda tão boa quanto a sua experiência de venda – ou quiçá ainda melhor!
Para isso, antes de tudo, investir na melhoria do seu atendimento é primordial. Automatize processos que podem ser mais rápidos e humanize ainda mais os pontos de contato do seu cliente com a sua marca.
Clientes mal atendidos ou atendidos tardiamente não retornarão a comprar, ainda que seu produto seja melhor que o da concorrência.
Com clientes cada vez mais ansiosos, medir a satisfação e garantir que as expectativas do seu cliente foram atendidas é o começo de um pós-venda vencedor.
Dicas para uma estratégia de fidelização
Uma vez que você já entende a importância do pós-venda para o seu negócio, algumas ações são muito importantes para a construção da sua estratégia de fidelização:
- Treine e invista na sua equipe.
Colaboradores capacitados e engajados são o melhor cartão de visita que a sua indústria pode oferecer para o seu cliente. Construir um pós-venda encantador com uma equipe desmotivada e despreparada é uma missão impossível.
- Conheça o seu cliente de perto.
Só conseguimos agradar a quem conhecemos. Portanto, antes mesmo de estabelecer recompensas ou criar qualquer sistema de pontos, passe mais tempo conversando com seus clientes e entenda quais são seus principais desafios e anseios hoje. Dessa forma, sua missão de fidelizá-lo ficará ainda mais fácil.
- Crie um programa de fidelidade.
O que seu cliente ganha ao comprar sempre com a sua indústria? Ofereça incentivos e brindes para clientes que consigam alcançar determinados alvos de relacionamento com a sua empresa.
- Surpreenda!
Seja criativo e interaja com seus clientes em datas especiais, que eles não estejam esperando o seu contato. E, claro, nunca tome o tempo de ninguém sem oferecer algo valioso em troca. Quanto mais o seu cliente perceber que do outro lado existe uma empresa que se importa com ele mais ele retornará a comprar com você.
Para entender melhor como construir experiências únicas para o seu cliente e ter uma indústria cada vez mais competitiva, converse com os nossos especialistas e descubra como vender mais e melhor, reduzindo custos e aumentando seus ganhos.