Aprenda a otimizar os processos e a linha de produção da sua indústria com o uso de um ERP.
Se você é gerente ou mesmo proprietário de uma indústria já deve ter se perguntado se todas as novidades que aparecem como o futuro da indústria são realmente úteis e necessárias para o seu negócio.
Apesar de não ser nenhuma novidade, os sistemas de ERP (do inglês Enterprise Resource Planning) ainda são desconhecidos por grande parte das indústrias, que deixam de ter inúmeros ganhos trazidos pelo uso de um sistema integrado de gestão.
Além de dar adeus às planilhas para profissionalizar sua gestão, o uso de um bom ERP faz com que os gerentes e donos do negócio possam estar cada vez mais próximos do chão de fábrica sem estar presente fisicamente.
Dessa forma, um ERP possibilita a melhoria contínua de todos os processos, permitindo a redução de custos e aumento de produtividade de toda a indústria.
Como funciona um ERP
Assim como um computador de bordo é indispensável para um motorista, um sistema ERP é imprescindível para um gestor de uma indústria.
É por meio do ERP que todas as informações sobre as áreas vitais da indústria serão armazenadas, organizadas e cruzadas a fim de permitir aos gerentes tomarem as melhores decisões de produção, comercial, suprimentos, financeiro e entre outros.
Por meio de um banco de dados comum a todos os departamentos da empresa, que pode inclusive ser compartilhado e acesso em nuvem, o ERP reúne o que você precisa para tomar decisões rápidas e acertadas.
Principais ganhos do ERP
Como consequência do uso de um ERP pela sua indústria, diversos ganhos podem ser evidenciados a partir dos primeiros meses de implementação, tais como:
- Acompanhamento dos pedidos que estão em produção, essencial para indústrias que trabalham com um universo variado de suprimentos e matérias primas;
- Integração do processo de produção com outras áreas da empresa, como vendas e compras;
- Redução de falhas e da variabilidade de qualidade dos produtos acabados;
- Aumento da eficiência e produtividade das equipes e máquinas;
- Redução de custos, a partir da eliminação de retrabalho, prejuízos e desperdícios.
Para ter esses e diversos outros ganhos para a sua indústria, no entanto, não basta contratar qualquer sistema de ERP. Escolher o melhor sistema e que mais se encaixa à sua realidade é uma tarefa que requer muito cuidado.
Como escolher o melhor ERP
Agora que você já sabe os principais ganhos de um ERP, chegou o momento de avaliar a escolha do melhor sistema para a sua empresa.
De forma geral, o ERP precisa ser fácil de ser entendido e de ser adicionado à sua rotina, além de permitir que seu acesso seja feito por meio da nuvem.
Para ajudar nesta missão, destacamos o Lírio ERP, um sistema desenvolvido pensado em você que conhece de perto os desafios da indústria.
Simples, eficiente e intuitivo, o Lírio ERP é focado no aumento da produtividade da sua indústria para que você consiga ter uma operação ainda mais lucrativa.
Entre em contato com um de nossos consultores e entenda como levar a sua indústria para um futuro de oportunidades com o uso do Lírio ERP.