Como calcular o custo de produção e precificar seu produto ou serviço com segurança

Além de essencial para uma correta precificação dos seus produtos ou serviços, ter seus custos de produção em mãos te possibilita ter uma base sólida para tomada de decisões importantes.

 

Você pretende montar um negócio, ou já tem um em funcionamento, mas ainda não sabe calcular seu custo de produção e precificar corretamente seu produto ou serviço? Nós vamos te ajudar!

Antes de qualquer coisa, vamos entender a necessidade de se fazer uma precificação correta.

É comum que muitos empreendedores, ao iniciarem um negócio, se percam no momento de precificar seus produtos ou serviços. Quando a venda é de produtos, acabam colocando apenas uma margem sem muito embasamento em cima do custo direto do produto e, no caso de serviços, definindo seu preço de acordo com o praticado pelos concorrentes.

Esse tipo de precificação, sem considerar todos os fatores diretos e indiretos que permeiam a empresa, é extremamente prejudicial para a saúde financeira da mesma, colocando em risco a viabilidade do negócio a longo prazo.

Pode ser que o preço seja baixo demais, não cobrindo os custos da empresa, ou alto demais, contrastando com o valor percebido pelo cliente e o afugentando, resultando em poucas vendas. 

No entanto, quando se faz uma eficiente gestão de custos, é possível ter maior controle de quanto a empresa gasta para se manter em funcionamento, entender o desempenho financeiro do negócio e identificar gargalos que possibilitem a redução de custos como cortes de gastos e melhor alocação de recursos. 

Tudo isso resulta em processos mais eficazes, maior produtividade das equipes e consequente aumento de competitividade e lucros.

Mas então como você pode realizar essa gestão de custos e definir corretamente o preço dos seus produtos ou serviços? Primeiro, é preciso entender seu custo de produção.

Como calcular o custo de produção?

 

Para calcular o seu custo de produção, deve-se levar em conta dois tipos de custos: os diretos e os indiretos.

Os custos diretos estão relacionados ao produto final, sendo eles custo de matéria-prima, embalagem, tributos diretos e o valor da hora da mão-de-obra direta. 

Já os custos indiretos são todos aqueles necessários para a produção e funcionamento da empresa, mas não diretamente ligados ao item, como aluguel, contas de energia, água, internet, manutenção de equipamentos, logística etc. Esse valor deve ser somado e dividido entre todos seus produtos ou serviços.

Com esses números em mãos, é só somar os custos diretos e indiretos para se ter o custo total de produção.

Além de ser essencial para fazer uma correta precificação dos seus produtos ou serviços, ter seus custos de produção em mãos te possibilita ter uma base sólida para tomada de decisões importantes, de forma que você:

  • Consegue avaliar se é possível diminuir custos de produção para aumento do lucro;
  • Entende a fundo a rentabilidade de cada produto ou serviço, podendo avaliar a viabilidade financeira e sua continuidade de produção ou não;
  • Identifica oportunidades de aumentar ou necessidade de diminuir investimentos em marketing e muito mais.

Então, agora que você já entende a importância de gerir seus custos e calcular seu custo de produção, é hora de formatar seu preço.

Entenda como precificar seu produto ou serviço

 

Existem algumas fórmulas comumente usadas para a formatação de preços que podem te auxiliar nesse processo. Hoje, vamos te mostrar uma das mais simples e mais utilizadas por gestores no mundo todo, que é o índice markup.

 

Markup

Trata-se de um índice multiplicador que tem o custo do seu bem ou serviço como base. Para esse cálculo, usamos os custos diretos, custos indiretos e o lucro que você deseja obter.

 

A fórmula é a seguinte:

Markup = 100 / [custo direto – (custos indiretos + lucro)]

 

Por exemplo, se o custo do seu produto ou serviço é de R$70 (representando percentualmente 100% do seu custo direto), os custos indiretos somam 10% e o seu lucro desejado é de 30%, o cálculo fica o seguinte:

 

Markup = 100 / [100 – (10 + 30)]

Markup = 100 / (100 – 40)

Markup = 100 / 60

Markup = 1,66

 

Então temos que o índice markup é de 1,66. Esse valor é multiplicado pelo custo direto do seu produto, que é de R$70:

 

70 x 1,66 = 116,20

 

Ou seja, considerando seu custo total de produção e o lucro que você deseja alcançar, seu produto ou serviço deve ser vendido a pelo menos R$116,20.

Viu como é simples? Essa é uma ótima ferramenta para formatar seus preços de forma mais segura, porém é importante lembrar que outros fatores também podem influenciar na hora de calcular seus preços, como valor agregado da marca, valores praticados no mercado, perfil do consumidor que você quer atender etc.

Aqui na HD, temos o sistema de gestão integrada Lírio ERP, em que você pode ter todos esses números com muito mais facilidade e confiabilidade. 

Com ele, você tem fácil acesso a todos seus custos e margens de lucro, desempenho do seu time, controle de estoque e produção, gestão de compras e comparativos de ofertas de fornecedores e até central de relacionamento com clientes para entender mais a fundo seus interesses e comportamentos, garantindo a você excelente inteligência de mercado.

Quer levar a gestão do seu negócio a outro nível? Fale com a gente!

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