Relacionamento com clientes: por que o pós-venda é essencial

Um bom relacionamento com clientes é fundamental para aumentar os lucros, afinal cliente satisfeito volta a comprar. Veja como um bom pós-venda ajuda neste processo.

 

Se você só se importa com clientes na hora de vender, saiba que para mantê-los você deverá cultivar um bom relacionamento com clientes, entender as suas necessidades e entregar a solução que eles precisam.

Mais que fidelizar, manter uma boa relação com seus clientes fará com que você consiga outros novos consumidores do seu produto ou serviço. Tudo por meio de indicação. Afinal, cliente feliz faz o melhor e mais efetivo marketing: o boca a boca. 

Mas para que isso aconteça, é preciso que a empresa desenvolva ações contínuas em todo o ciclo de vendas, desde o primeiro contato do cliente com a marca até a sua recuperação, caso ele deixe de consumir.

Mas para que ele não deixe de consumir, a etapa conhecida como pós-venda é essencial. 

Quer saber como fazer isso e qual a importância do relacionamento com clientes para garantir vendas recorrentes e aumentar os lucros?

É sobre isso que falaremos neste artigo.

Continue a leitura.

Quais as vantagens em manter um bom relacionamento com clientes?

Quando falamos em manter e fidelizar clientes, estamos nos referindo essencialmente à experiência que proporcionamos a ele.

Você mesmo já deve ter deixado de comprar em algum lugar porque não foi bem atendido ou porque seu pedido não veio como solicitado, por exemplo. 

Isso para citar apenas algumas das ocasiões em que o cliente não tem uma boa experiência.

Pois bem, é a partir dessa experiência única que se constrói também a boa relação com o cliente. Mas, claro, sem abrir mão da qualidade e da proposta de valor que a sua marca pode oferecer. 

Veja, agora, algumas das vantagens de manter um bom relacionamento com os seus clientes:

  1. Aumenta a fidelização: cliente satisfeito, volta a comprar e compra mais. Além disso, um cliente fiel vira um defensor da marca e passa a indicá-la, o que colabora para a aquisição de novos clientes.
  2. Resolve ou evita problemas com mais agilidade: quando você tem um bom relacionamento com clientes, é possível resolver, e até mesmo antever, possíveis problemas com mais agilidade e facilidade, afinal o cliente já se mostra receptivo. 
  3. Promove a confiança: ao saber que sua empresa o valoriza, o cliente passa a confiar mais em você.
  4. Gera insights: conhecer o que agrada ou desagrada o cliente pode gerar insights poderosos para que você melhore ainda mais a comunicação com eles e a oferta de produtos. 

 

A importância do pós-venda para um bom relacionamento com clientes

 

Uma gestão de relacionamento com clientes durante o processo de pós-vendas envolve uma série de estratégias e faz uso da tecnologia para colaborar no processo. 

Um bom pós-venda vai além de disponibilizar um SAC, por exemplo, para que o cliente entre em contato, caso precise reportar algum problema ou defeito. Ele tem como objetivo conquistar o cliente e fazê-lo se sentir valorizado, para que essa relação dure mais e novas compras sejam realizadas.

O Lírio ERP oferece diversas funcionalidades para que seu processo de relacionamento com cliente seja cada vez mais sólido. 

Confira:

  • Atividades de pós-vendas programadas: uma agenda com as datas de retorno estipuladas para garantir a satisfação do cliente.
  • Monitoramento de clientes que não compram a X dias: verificar necessidade de novos pedidos. 
  • Limite de crédito de cliente: a relação de confiança entre empresa e cliente pode levar a opção de conceder crédito fidelizando o cliente.

 

Estas são algumas das opções que contribuem para que você consiga elaborar boas estratégias de pós-venda. Além destas, é importante definir equipes específicas para cada equipe etapa do ciclo de vendas, como a adoção, retenção, expansão e evangelização. 

Para estruturar um processo de pós-venda, contar com um software de primeira linha que automatize e reúna as principais informações do cliente em uma única base de dados pode fazer a diferença para o seu negócio na fidelização de clientes.

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