A verdade é que todas as empresas passam por problemas constantemente e encontrar soluções rápidas e que funcionem efetivamente não é uma tarefa simples. É difícil encontrar uma empresa que nunca tenha passado por algum problema sério e que necessitava de uma solução urgente.
As atividades e tarefas nas empresas tendem no cotidiano a se tornarem repetitivas ao longo dos anos e assim viram rotinas. Na maioria das empresas funcionários de um lado acomodados e patrões do outro na zona de conforto, um culpando o outro dos motivos do negócio não ir bem. Os patrões sonhando que uma luz faça os funcionários se empenharem melhor e os funcionários sonhando que os patrões reconheçam o pouco que fazem como se suas rotinas fossem grandes conquistas.
3 maneiras para encontrar soluções para os problemas
1- Crie uma equipe de profissionais para resolução de problemas
Um dos grandes desafios dos empreendedores7, hoje em dia, é tentar resolver sozinhos todos os problemas que surgem na empresa. E esse é um erro típico de quem não sabe trabalhar em equipe ou delegar tarefas. O nível de responsabilidade no sucesso do negócio passa sim por suas mãos. Mas isso não significa dizer que tudo que acontece precisa ter esse modelo de resolução.
O ideal é que essa equipe conte com componentes de vários setores diferentes, mas não necessariamente os gestores de cada um. A ideia aqui é ter um grupo de pessoas que se relacionam com a empresa como um todo, mas que podem contribuir para a resolução do problema de maneiras diferentes.
2 – Tenha sempre um cronograma para fazer a resolução de problemas
Ao se perguntar como resolver um problema na empresa, dificilmente pensamos que esse problema pode ter uma solução contínua, ao longo do tempo. Na prática, os problemas são tratados da seguinte forma: ou se resolve na hora ou não resolve.
Mas essa é a lógica errada para resolver os problemas. O ideal é ter uma rotina estabelecida, com um processo padrão, que ao longo de dias ou semanas vai ajudando as empresas a chegarem nas soluções dos problemas. Esse cronograma é essencial para entender quais os passos e a sequência de ações vão ajudar a alcançar o objetivo principal, que é encontrar a melhor solução para cada problema.
3 – Acompanhe as medidas adotadas para a resolução de problemas
Um outro erro comum nas organizações é não acompanhar se as medidas encontradas realmente resultaram na resolução dos problemas. Ao resolvê-los, não há uma maneira fácil de saber se foi a medida adotada que deu uma solução efetiva ao problema.
Isso significa que uma das formas de como resolver um problema na empresa – com certeza de que se resolveu mesmo – é mapear e acompanhar a resolução dos problemas anteriores.