Problemas: 3 maneiras para encontrar soluções

A verdade é que todas as empresas passam por problemas constantemente e encontrar soluções rápidas e que funcionem efetivamente não é uma tarefa simples. É difícil encontrar uma empresa que nunca tenha passado por algum problema sério e que necessitava de uma solução urgente.

As atividades e tarefas nas empresas tendem no cotidiano a se tornarem repetitivas ao longo dos anos e assim viram rotinas. Na maioria das empresas funcionários de um lado acomodados e patrões do outro na zona de conforto, um culpando o outro dos motivos do negócio não ir bem. Os patrões sonhando que uma luz faça os funcionários se empenharem melhor e os funcionários sonhando que os patrões reconheçam o pouco que fazem como se suas rotinas fossem grandes conquistas.

O profissional que se acomoda comumente, é porque na sua infância seus pais e avós preferiram o tratar com superproteção e sem diálogo, assim ele conduz sua vida adulta sempre com alguém a orientá-lo a dar os seus próximos passos e, como ele não terá esse alguém o tempo todo do seu lado, então ele se estaciona, se acomoda e adormece sua capacidade de resolver problemas, de se tornar um líder, de propor mudanças, de tornar possível o que parecia impossível.
Se esse profissional parar para pensar e se perguntar por que sua vida está assim estagnada, parada e sem luz, ele vai começar a elucidar e perceber que ao ter a iniciativa de resolver problemas, sua vida pessoal e profissional vai dar um salto impressionante. Ele vai notar que todas as empresas sofrem mudanças diariamente, e que a cada mudança acompanha novos problemas e que se algum desses problemas não estiver ao seu alcance naquele momento, ele vai com afinco estudar e pesquisar todas as possibilidades, ele vai sonhar com as respostas.
Assim, a cada problema ele apresenta ao seu patrão três alternativas, três soluções viáveis e, com certeza uma delas será aceita e aplicada. Para muitos patrões, o significado de incentivo é ter que pagar uma premiação aos funcionários que de alguma forma se destacaram em alguma atividade ou tarefa, mas um grande incentivo e talvez o maior deles, é o patrão, ao ouvir alguém da sua empresa, reclamar ou levantar um problema, propor a essa pessoa que volte e pense em três alternativas para esse problema.
Essas atitudes demonstram a certeza e confiança que esse colaborador é capaz, que uma de suas ideias podem trazer resultados fantásticos e, assim, promova uma celebração de gratidão a esse vencedor que resolveu uma questão que às vezes por anos a empresa vinha se desgastando.

3 maneiras para encontrar soluções para os problemas

1- Crie uma equipe de profissionais para resolução de problemas

Um dos grandes desafios dos empreendedores7, hoje em dia, é tentar resolver sozinhos todos os problemas que surgem na empresa. E esse é um erro típico de quem não sabe trabalhar em equipe ou delegar tarefas. O nível de responsabilidade no sucesso do negócio passa sim por suas mãos. Mas isso não significa dizer que tudo que acontece precisa ter esse modelo de resolução.

O ideal é que essa equipe conte com componentes de vários setores diferentes, mas não necessariamente os gestores de cada um. A ideia aqui é ter um grupo de pessoas que se relacionam com a empresa como um todo, mas que podem contribuir para a resolução do problema de maneiras diferentes.

2 – Tenha sempre um cronograma para fazer a resolução de problemas

Ao se perguntar como resolver um problema na empresa, dificilmente pensamos que esse problema pode ter uma solução contínua, ao longo do tempo. Na prática, os problemas são tratados da seguinte forma: ou se resolve na hora ou não resolve.

Mas essa é a lógica errada para resolver os problemas. O ideal é ter uma rotina estabelecida, com um processo padrão, que ao longo de dias ou semanas vai ajudando as empresas a chegarem nas soluções dos problemas. Esse cronograma é essencial para entender quais os passos e a sequência de ações vão ajudar a alcançar o objetivo principal, que é encontrar a melhor solução para cada problema.

3 – Acompanhe as medidas adotadas para a resolução de problemas

Um outro erro comum nas organizações é não acompanhar se as medidas encontradas realmente resultaram na resolução dos problemas. Ao resolvê-los, não há uma maneira fácil de saber se foi a medida adotada que deu uma solução efetiva ao problema.

Isso significa que uma das formas de como resolver um problema na empresa – com certeza de que se resolveu mesmo – é mapear e acompanhar a resolução dos problemas anteriores.

Luciano Marmo Empresário, diretor da HD Tecnologia em Catalão, Bacharel em Administração de Empresas Formado em Gestão da Produção Industrial Analista de Sistema

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