O sucesso de seu negócio está especialmente vinculado à boa gestão do estoque que você tem. Assim como um estoque limitado pode diminuir seus custos e fazer com que o preço dos produtos aumente, o estoque parado representa dinheiro parado.
Já ressaltamos a importância da gestão e controle de estoque, especialmente para você que é empresário no setor comercial, de fábrica, entre outros que trabalhe com fluxo de produtos. O mercado pode ser instável e as vezes a falta de controle e a motivação para diminuir os custos e aumentar os lucros, pode gerar acumulo de mercadoria, ou melhor um estoque encalhado. Se você está passando por uma situação parecida, preparamos 3 conselhos para você liberar a mercadoria.
1 .Faça uma promoção
Se não há outro caminho para seu estoque, o melhor é recuperar esse dinheiro parado em forma de mercadoria.
Existem várias formas de fazer uma liquidação, seja o velho compre 3 e pague dois, ou mesmo vincular os produtos em liquidação com outros não estão em promoção, para deixar ainda mais interessante.
Lembre-se que o estoque está parado pois de certa forma precisava de um melhor controle, então desapegue e abra a mão. Além de dinheiro parado, este estoque empatado já gerou custos logísticos e operacionais, ou seja, é hora de correr atrás do prejuízo.
2 .Use a tecnologia a seu favor
Use seu banco de dados para informar às pessoas suas promoções. Enviar e-mail marketing com uma newsletter promocional pode ser ideal para alcançar o público consumidor.
Divulgar suas estratégias promocionais por meio de seu site ou redes sociais, pode ser mais simples do que você imagina, além de gerar resultados positivos.
3 .Dê um upgrade em seu ponto de venda
Faixas e cartazes anunciando promoções, dependendo do seu negócio, são um bom chamariz para quem quer comprar. Se você tiver verba, pode investir em publicidade, como carros de som e outdoor. Não se esqueça que nenhuma ideia pode ser descartada.
Dica extra – Divulgue em sites de compra coletiva
Dependendo do seu ramo de atuação, divulgar em sites de compra coletiva, parece ser um ótima ideia. As pessoas acessam bastante este tipo de site, pois lá encontram melhores preços, além do retorno, que para as empresas, costuma ser bem positivo.
A última cartada – Solucione o que causa o problema
Ao final destes conselhos, se nada der certo, a opção é renegociar os produtos, conversar com seu fornecedor uma possível devolução ou recompra por parte dele. O importante é não deixar que o prejuízo bata em sua porta.
Ficar atento ao controle de estoque e vivenciar de olhos abertos o mercado, talvez fosse o melhor conselho, se não fosse uma obrigatoriedade para toda empresa que quer crescer. Para não deixar o estoque inflado, é preciso haver gestão e controle. Os melhores mecanismos para que isso aconteça existem e perpassam de planilhas a bons sistemas de gestão e controle.
O ideal é automatizar e confiar na tecnologia. Para quem está começando, planilhas ajudam, mas à medida que o negócio cresce, elas se tornam obsoletas. Se para você as planilhas de controle de estoque não funcionam mais, o melhor é adquirir um software que atenda bem as necessidades de sua empresa. Se você ainda não começou a fazer a gestão o estoque, preparamos então uma Planilha Completa do Estoque é só clicar abaixo:
A HD é expert em controle de estoque!
Há mais de 21 anos no mercado, a HD Tecnologia trabalha em prol dos empreendedores que buscam sucesso!
Especialistas em sistema de gestão, queremos partilhar com você que precisa adquirir um sistema de gestão, nosso módulo para Gestão de Estoque. Para você que não quer mais ver mercadoria acumulada, conheça as funcionalidades do nosso sistema para estoque:
- Controles por grade de cor e tamanho, grupo, fornecedor, família dentre muitas outras segmentações;
- Tabela de preço varejo, atacado, promoção ou personalizado;
- Administração dos tributos de forma simplificada com NCM, e demais informações para NFE e SPED;
- Ficha técnica e foto do produto;
- Facilidades para controle de garantia e números de série;
- Visualização rápida de rentabilidade por produto;
- Estoques mínimo e máximo;
- Reserva de Estoque;
- Controle de Consignado;
- Inventário por coletor de dados;
- Composição de preços do item..