Toda empresa quer ampliar o faturamento e, para isso, na maioria das vezes, é preciso aumentar a produtividade do seu time de vendas. Afinal, são os profissionais desse setor que estão em contato direto com o cliente e podem fazer com que ele adquira mais produtos. Eles também podem encontrar novos consumidores e assim colaborar para que a empresa cresça.
Contudo, aumentar as metas do time de vendas não é suficiente para o sucesso. Se quer que o time de vendas tenha um melhor aproveitamento, precisa dar condições para que isso aconteça. A melhor maneira é focar na gestão e optar pela automatização de processos.
5 dicas para melhorar o desempenho da seu time de vendas
Para que conseguir melhorar o desempenho do seu time de vendas, melhorando resultados, comunicação, engajamento, sinergia e produtividade, é importante você tomar algumas medidas:
1. Forneça treinamentos adequados
Os treinamentos em técnicas de vendas devem ser contínuos e direcionados para desenvolver habilidades do vendedor, especialmente para aqueles que estão tendo mais dificuldade. Para isso, trabalhe com exemplos e referências reais.
Busque ainda conhecer pontos fortes e fracos de cada vendedor para adequar os treinamentos às demandas do time de vendas, trazendo capacitação que possa preencher essas lacunas. Também acompanhe com avaliação periódica sobre o que pode estar faltando para melhorar o ambiente de vendas dentro da sua própria equipe. Ouvir é um caminho necessário.
2. Crie um bom relacionamento entre o time
Para isso, é preciso estabelecer uma comunicação clara com os vendedores, colocando-os sempre a par do que é importante para a empresa e de como o resultado vai ser bom pra ele também. Também é fundamental dar feedbacks contínuos e não apenas quando algo deu errado. Aproveite momentos de descontração para elogiar e fazer a avaliação real de alguma situação. No momento, também apresente alternativas de soluções e de caminhos para obter um resultado mais eficaz. Isso vai demonstrar o interesse pelo trabalho e incentivá-lo a melhorar.
3. Evite programar muitas reuniões
Em vendas, o tempo é uma arma poderosa. Enquanto se estiver em reuniões, o vendedor deixará de vender, de prospectar novos clientes ou de solucionar o problema de um cliente. Portanto, se quiser melhorar o desempenho da equipe de vendas, procure realizar o mínimo de reuniões possíveis.
Quando a reunião for realmente necessária, busque otimizá-las tornando-as mais objetivas. Reuniões prolongadas tendem a perder o foco e a dispersar o funcionário. Busque tornar esse momento produtivo, utilizando da criatividade para engrandecer o processo.
4. Defina metas objetivas e reais
As metas devem ser desafiadoras, atingíveis e reais ao mesmo tempo. A ideia é que cada um quebre seu próprio recorde, buscando caminhos mais eficientes. E a cada nova meta se aprimorando para vencer seu limite. Para isso, as metas precisam ser claras e objetivas. Uma vez definidas e apresentadas para o time de vendas, certifique-se que todos as compreenderam.
5. Pergunte ao seu time o que a está impedindo de vender mais
Pergunte aos vendedores o que os está impedindo de vender mais. Às vezes, a conversa individual ou em grupos menores pode ajudar a conseguir informações mais precisas e detalhadas. Essa tarefa minuciosa e de observação, conversa e análise podem direcionar para a realização de um treinamento específico, de uma capacitação individualizada, de um trabalho de incentivo e motivação.
Conclusão
Garantir que as vendas permaneçam em ritmo acelerado é, sem dúvida, um grande desafio. Ter profissionais preparados e alinhados com a estratégia de venda é primordial para que os números permaneçam positivos.
Qualifique seu time, afinal, com o movimento de clientes aumentando, é preciso ter bem definido os produtos e serviços a serem oferecidos. Garanta que a equipe conheça bem cada item, quando bem munido de informações o vendedor consegue identificar e oferecer o produto correto para a necessidade do cliente, facilitando a argumentação e venda.
Outra orientação é preparar a equipe para atender o cliente como importante e exclusivo. A postura do vendedor contribui para o fechamento da venda, além de fidelizar e promover empatia com a empresa, facilitando o pós-venda e o fazendo presente. Essa satisfação pode ser medida por meio de pesquisas a serem realizadas posteriormente.
Estimule seus vendedores a serem criativos e informados com relação ao mercado, assim eles construirão bons argumentos de venda e realizarão a apresentação dos produtos e serviços de uma maneira leve e interessante. Isso ajudará a gerar novas demandas junto ao cliente e ajuda na satisfação do cliente.
Reúna sua equipe periodicamente, isso possibilita a troca de conhecimentos e experiências, além de fortalecer o relacionamento e vínculo entre os vendedores. Essa aproximação permite que o processo de vendas seja mais dinâmico.
Busque desenvolver a inteligência emocional de sua equipe, pois um bom vendedor precisa saber lidar com vendas não finalizadas, críticas, objeções, questionamentos dos clientes e lidar com situações adversas com segurança, cordialidade e busca de soluções práticas para contornar cada um desses possíveis acontecimentos.
Por fim, treinar e estimular os vendedores é o principal caminho para alcançar bons resultados em vendas para sua empresa, especialmente para períodos de alta nas vendas, como no fim do ano.