Muito falamos sobre estoque em nosso blog, o motivo é que essa é uma das principais demandas de nossos clientes. O controle de estoque é uma atividade para empresas de diferentes segmentos, seja comércio, indústria ou serviço, todas possuem necessidades em gerir o estoque de modo eficiente.
O controle de estoque para a indústria e o comércio, tanto atacadista quanto varejista, está dentre as principais atividades da empresa e possui um grande valor estratégico para o negócio. Por esse motivo, é importante o monitoramento constante e o controle dos itens.
Veja os principais benefícios do processo de controle de estoque:
- As empresas que fazem um controle de estoque eficiente, geralmente conseguem praticar melhores preços de compra;
- Efetuar inventário periódico auxilia identificar erros operacionais, furtos ou perdas de estoque;
- O controle do estoque auxilia no planejamento de compra, indicando o produto certo, no tempo e quantidade certa;
- Também é possível planejar melhor os investimentos ligados ao estoque, potencializando o lucro e favorecendo a rotatividade dos produtos.
Esta boa gestão possui impacto, positivo ou negativo, sobre a satisfação dos clientes, principalmente quanto ao portfólio de produtos da empresa e a sua disponibilidade do momento. A falta de um produto, leva o seu cliente direto para o concorrente. Com tamanha importância dentro do negócio, a gestão do estoque merece atenção.
Vale lembrar que, monitorar o estoque através de planilhas e outros controles manuais, aumenta a chance de erro das informações e demora na verificação da disponibilidade de produtos, bem como a sua falta. Por esse motivo, investir em um sistema que faça o controle de estoque do sue negócio, é fundamental para melhorar a gestão.
Com base na nossa experiência e as necessidades de nossos clientes ao longo dos anos, percebemos que existem características fundamentais para o processo. O primeiro é um sistema que se ajuste ao processo da empresa, suas particularidades e ao modelo do negócio, assim a equipe terá maior engajamento no uso do sistema.
Outras características primordiais são os alertas de monitoramento como: Quantidade mínima de produtos e divergências do estoque.
Também é preciso verificar se o controle do estoque está integrado às atividades de compra de produtos e controle de vendas. Isso irá gerar um melhor monitoramento, confiabilidade e segurança das informações.
Por fim, vale lembrar que mesmo as empresas prestadoras de serviços possuem, mesmo que em menor proporção, uma necessidade de monitorar seu estoque, seja para o controle dos materiais necessários para a execução do serviço oferecido ou para o controle de produtos de consumo interno.