O que é ERP?
ERP vem de uma sigla em inglês, que significa Enterprise Resource Planning, e pode ser traduzido para Planejamento dos Recursos da Empresa. Dentro de uma organização, o ERP é um Sistema de Gestão Empresarial, que auxilia nos processos internos, automatizando operações manuais e transformando-as em processos de software, garantindo a guarda das informações em seu banco de dados.
Ele funciona como um software de gestão que unificar as informações da sua empresa e facilitando o fluxo de trabalho entre os seus departamentos. Levando em consideração que cada departamento necessita de uma ferramenta própria para poder gerar seus relatórios e executar tarefas rotineiras, o software passa a ter um papel fundamental, funcionando como um centralizador do fluxo de trabalho, alinhando a comunicação de todas as áreas e facilitando a tomada de decisão.
Com o avanço da tecnologia e a modernização das empresas, hoje se tornou impossível gerir uma organização sem o auxílio de uma ferramenta como esta.
Além de integrar os departamentos, o ERP tem o objetivo de eliminar processos paralelos garantindo que toda a informação seja centralizada e repassada em sua totalidade com rapidez e segurança. Ele também ajuda em processos vitais dentro da empresa como: Vendas, financeiro, estoque, processo de produção (para o caso de indústrias), gestão dos contratos (para os prestadores de serviços), dentre outros. Ter esses processos “bem amarrados” garante que toda a informação, que precisa ser repassada, não se perca em alguma etapa dentro da organização.
Quais são seus benefícios?
O uso de um ERP passou a ser uma exigência de mercado, não há como se manter competitivo sem o uso efetivo das modernas tecnologias. Em resumo, os principais benefícios com o uso da plataforma são:
- Melhoria de comunicação entre departamentos, evitando divergência e perda de informações;
- Validação das informações de entrada, reduzindo de erros operacionais e retrabalhos;
- Automatização dos processos;
- Aumentando a produtividade, eliminando controles paralelos e planilhas eletrônicas que consomem tempo e geralmente estão divergentes ou desatualizadas;
- Consolidação das informações gerenciais, facilitando análises e decisões.
Diferenças entre ERP e CRM
- O CRM se refere exclusivamente a área de vendas e alguns aspectos do marketing, o ERP trata do negócio como um todo;
- Um ERP pode ter um módulo de CRM;
- O ERP é um conjunto de softwares integrados, o CRM é um software único;
- O objetivo do CRM é aumentar vendas e fidelização de clientes, o objetivo do CRM é aumentar a eficiência do negócio como um todo;
- O CRM tem uma função mais operacional e tática, o ERP é mais estratégico.
Falando ainda sobre benefícios, a implantação de um ERP auxilia também em recursos fundamentais para a empresa, que são: Recurso Financeiro e Gestão interna, afinal você pode mensurar ganhos e gastos, sabendo assim o quanto de receita sua empresa dispõe. No que tange a Gestão interna, com o auxílio dessa ferramenta, você controla pontos cruciais como: Má gestão do tempo e, consequentemente, o tempo ocioso, organização de tarefas, metodologia de trabalho e elimina erros causados por má alimentação de informações.
o ERP fornece à alta direção da empresa uma visão macro de tudo que está acontecendo. Assim, as decisões estratégicas podem ser tomadas com mais agilidade e assertividade. Além disso, o planejamento estratégico será muito mais rico e certeiro.
Além disso, com um ERP você consegue trazer um novo mindset para sua organização, desenvolvendo um ambiente moderno e confortável e proporcionando tranquilidade e organização. Quer entender mais sobre como você pode alavancar seus processos usando um ERP? Disponibilizamos um material cheio de informações úteis com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Clique no botão abaixo!
[maxbutton id = “1”]