Acompanhamento diário das metas do time de vendas

Esse artigo irá abordar de maneira bem simples os indicadores necessários para seguir.

E medir se sua equipe de vendas está conseguindo atingir as metas.

Diariamente você com certeza utiliza alguns indicadores para acompanhar as vendas da sua equipe.

Isso dá uma base para saber quais as metas que devem ser impostas para alcançar.

Porém o time como um todo precisa trabalhar para alcançar e definir novos patamares de resultados. 

E obviamente que para isso ser possível, primeiro precisamos alinhar alguns pontos.

Primeiro. 

Quais são esses indicadores de vendas? 

São KPI’s básicos, Leads, taxa de conversão, ticket médio, e talvez custo por venda, mas isso só é necessário se você não tiver um negócio estruturado.

Já que saber o custo por venda, é calculado na parte de precificação do produto, onde todos os custos são adicionados a uma planilha.

Para aí definir o preço de venda final do produto.

Você deve buscar métricas que ajudem a equipe a ter uma visão clara da meta a ser atingida, e o que é necessário para atingi-la.

  • Leads gerados
  • Taxa de conversão
  • Ticket médio

Leads gerados

• Esse indicador busca mostrar quantos cadastros sua empresa teve naquele determinado período.

Como mês, ou semana, normalmente nesse indicador temos as variantes de novos cadastros e de clientes antigos, se cadastrando novamente.

Isso se dá pelo fato de que seu time de vendas está em constante contato com novos prospects, os antigos querem entrar em contato novamente.

Então eles buscam um site, número, página de vendas para se recadastrar ou comprar novamente.

Busque ter um software ERP para gerenciar seus leads, e criar um funil de vendas para não ter re-cadastros e sim uma comunicação mais próxima dos seus já clientes.

Taxa de conversão

• Esse é simples de entender, basta calcular o número de leads e quantos destes leads compraram.

O número de compradores e a porcentagem da taxa de conversão.

Um exemplo: Se você teve 100 novos leads e 10 compraram sua taxa de conversão é de 10%. 

Ticket Médio

• Esse é o não menos importante, mas sim o KPI que dará a base para calcular o lucro que seu time teve.

Esse é o valor médio dos seus produtos, vou mostrar de maneira simples e leiga o que estou dizendo.

Se você vende produtos de 100 a 300 reais, e no mês você vendeu 50 do mais caro e 50 do mais barato, seu ticket médio é 200 reais.

Esse é um exemplo bem básico mesmo, é só para dar um caminho, exemplos mais complexos você encontra em outros artigos aqui no site.

O importante aqui é oferecer uma visão de como começar a medir e acompanhar as metas do seu time de vendas.

Empresas maiores, têm indicadores melhores e mais complexos a observarem, se esse é o seu caso, clique aqui.

Gostaria de reforçar que esse artigo é para profissionais iniciantes, todo mundo precisa de um empurrãozinho, e nós acreditamos no potencial de todos. 

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