relacionamento@hdtecnologia.com.br
(62) 3996-7600

No mundo globalizado, há uma grande necessidade das empresas, principalmente as de pequeno porte, de estarem atualizadas e se informatizarem, a fim de evitar a mortalidade precoce das mesmas. A informatização das empresas evita o desperdício, promove uma melhor comunicação na equipe e favorece a gestão administrativa.

 

Há muitos desafios para quem está começando a empreender através de uma MPE. É preciso inovar em produtos e serviços de acordo com as necessidades dos clientes, é importante estabelecer metas de produção, de vendas, fazer pesquisa de mercado e achar clientes.

 

Ter capital de giro para compra e manutenção de equipamentos e matéria-prima em base regular. Vender através de uma loja virtual consistente e ter planejamento e controle financeiro é também uma tendência atual. A fim de se organizarem melhor, os gestores precisam ter estes dados sempre atualizados e ao alcance de forma ágil, o que só é possível através da automação, com sistemas e tecnologias que visam agilizar os processos, bem como otimizar os resultados.

 

A falta de atualização de MPEs para sistemas mais modernos de gestão acarretam uma série de problemas que pode atrasar o seu desenvolvimento futuro. Alguns deles são:

 

  • Planilhas desatualizadas;
  • Burocracia na atualização de dados;
  • Estagnação;
  • Baixa competitividade no mercado;
  • Problemas com equipes e comunicação;
  • Registros defasados e falta de confiabilidade.

 

10 dicas para tomar decisões corretas na sua empresa

 

Como fazer então para evitar problemas futuros? Algumas dicas podem ajudar.

 

  1. Sobre problemas que possam surgir, é preciso buscar informações sobre a forma de resolvê-los, ter sempre uma outra alternativa para avaliar qual a melhor a seguir. Estabelecer despesas e receitas e fazer os ajustes necessários a partir delas. Ter um fluxo de caixa como base para investimentos. Estar atento ao capital de giro, fazendo um planejamento e controle para evitar desperdícios.
  2. Preste atenção aos funcionários e valorize-os. Veja o que cada um tem de valor, seus talentos e invista neles para auxiliá-los nas etapas necessárias à gestão de sua empresa. Os funcionários são o melhor ativo e ajudam a empresa a crescer mais rápido. Existem sistemas de automação que visam um melhor desempenho de todas as funções e pessoas da empresa, o que favorece a comunicação, que se torna mais fluída, fazendo com que as pessoas identifiquem melhor quais as suas atividades
  3. Seja responsável por suas escolhas. Mesmo correndo riscos, esteja consciente de que ninguém é perfeito e nem acerta todos os dias.
  4. Tenha claro em sua mente o que é melhor para você e para os outros envolvidos no seu negócio. Isto envolve a parte física, mental, emocional e espiritual.
  5. Evite levar tudo para o lado pessoal. Quem age desta forma responde emocionalmente às questões e problemas. Lembre-se que as pessoas agem como agem por questões que dizem respeito a elas e não a você.
  6. Na dúvida, não faça nada. Quando fazemos algo, não há como escapar das consequências. Na melhor das hipóteses em situações difíceis é deixar que se resolvam por elas mesmas. Se não estiver seguro sobre fazer ou não algo, não o faça.
  7. Ter rentabilidade como meta. Para uma empresa crescer, é importante que ela tenha lucratividade. Tenha sempre o lucro como objetivo. Faça isto por otimizar os procedimentos, modernizando-os. Defina objetivos estratégicos e delegue sempre que possível as obrigações.
  8. Mesmo conhecendo suas limitações, não permita que elas influenciem suas decisões. Busque sempre orientações a fim de poder tomar a melhor atitude. Faça cursos de reciclagem na área de sua empresa sempre que possível.
  9. Não tome decisões baseadas nas experiências dos outros. Não deixe que elas influenciem suas escolhas.
  10. Tenha sempre em foco o cliente. A satisfação do cliente é essencial. Atenda-o sempre da melhor forma, pois assim ele retornará. Nunca ignore um cliente ou potencial cliente. Converse, busque compreender problemas e solicitações. Isto leva a conhecimentos que podem trazer as inovações necessárias.

 

A tecnologia hoje bate à nossa porta, o mercado anda cada vez mais competitivo. É importante uma empresa com sistemas automatizados que melhorem o desempenho. Atualmente, há sistemas administrativos para pequenas ou médias empresas. Você sai na frente dos concorrentes, bem como economiza tempo e recursos ao utilizar estas tecnologias.

 

botao-de-cta-hd-tecnologia-estoque-e-book

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *