Dar adeus a planilha pode parecer um pouco assustador de início, mas garantimos ser o melhor a fazer para sua gestão.
Se sua empresa precisa ganhar competitividade e agilidade na análise de dados, substituir suas planilhas é a melhor medida. Pois, elas são bastante limitadas, mas se você ainda não se convenceu, separamos aqui 5 motivos dar adeus às planilhas na sua gestão:
Risco de perda de dados
Por não funcionarem de modo automatizado, salvando as informações novas lançadas, a qualquer sinal de falha no computador, as chances de não ter um backup são imensas e, todo o material, pode ser perdido e não haverá maneira de recuperá-lo.
Outro risco é com os vírus que infectam documentos importantes e outras situações, como quedas momentâneas de energia, que podem danificar e corromper os arquivos.
Falta de confiabilidade das informações
As planilhas no Excel causam falta de confiabilidade das informações, pois fornecem dados insuficientes ou mesmo equivocados, dependendo de uma configuração manual para apontar possíveis informações. Nesse sentido, não é possível confiar no que está descrito.
Planilhas no Excel diminuem a produtividade
Por não estarem integradas, serem atualizadas de maneira automatizada ou estarem disponíveis no ambiente web, você pode precisar do arquivo e ele não estar salvo no seu computador, por exemplo.
A utilização de softwares em nuvem permite que você acesse quaisquer documentos da empresa em questão de segundos, no seu smartphone ou notebook, bastando apenas conexão com internet.
Aumento de custos
Esse ponto se foca mais na mão de obra necessária para manter as planilhas atualizadas. Com um sistema de gestão, diversos custos podem ser reduzidos com processos automatizados, um deles é de não ter a necessidade de um funcionário alimentando o sistema manualmente e sim realizando tarefas lucrativas para a empresa.
Além disso, gastos cotidianos como impressão e papéis físicos seriam mitigados.
Ausência de integração
E por último, e o mais importante, pois é o que mais causará impactos nos seus negócios, a integração de dados.
Ao utilizar planilhas, você precisa criar uma para cada necessidade, por exemplo: gestão de custos, controle de estoque e vendas. Só nesses casos já seriam necessárias, no mínimo, 3 planilhas diferentes, que não estariam interligadas entre si.
Possuir muitas planilhas separadas pode gerar alguns problemas, dentre eles a confusão entre documentos, falhas ao transferir dados de uma planilha para outra ou mesmo desatualização das informações.
Ou seja, utilizar planilhas nas empresas é inviável.
Um software de gestão, como um ERP, possibilita que profissionais de diferentes setores de uma empresa tenham um panorama com telas com gráficos e indicadores. Dessa forma, os gestores sabem exatamente a situação atual da empresa com informações confiáveis para tomadas de decisões acertadas.
Utilizando um sistema de gestão, a integração é feita de modo automático, promovendo mais confiança, reduzindo erros e aumentando a produtividade. Os melhores ERPs, como o Lírio, são totalmente integráveis e com dashboards totalmente personalizados às necessidades da organização.
Clique aqui, fale com nossos especialistas e dê adeus às planilhas!