Atendimento em todo o Brasil

Atendimento em todo o Brasil! - Fone: 62 3996-7600

4 aspectos fundamentais que você deve considerar ao escolher um ERP

4 aspectos fundamentais que você deve considerar ao escolher um ERP

Confira os critérios que você deve avaliar para encontrar o sistema ERP certo para o seu negócio.

 

Funcionalidades, preço e implantação. Estes são os pontos que a maioria dos gestores considera no momento de escolher um ERP, mas será que isso é o suficiente para escolher o sistema de gestão ideal para o seu negócio?

Seja na primeira contratação ou numa segunda (ou mais) tentativa, escolher o sistema de gestão integrada adequado para o seu empreendimento pode ser uma tarefa árdua. Afinal, é por meio dele que as diversas áreas da empresa serão integradas e otimizadas, sendo vital para a sustentabilidade da organização a médio e longo prazo.

É uma responsabilidade considerável, e reduzir os critérios a apenas os 3 citados acima, ou não saber o que priorizar dentro deles, pode ser um grande erro com potencial de acarretar em prejuízos para a empresa e muitas frustrações.

Para um software corporativo cumprir sua função, aumentando a produtividade, reduzindo custos, melhorando processos e facilitando a visualização sistêmica do negócio para tomada de decisões mais estratégicas, é preciso levar em conta diversos outros aspectos e, principalmente, saber quais priorizar no momento de compra.

Pensando nisso, separamos 4 aspectos fundamentais que qualquer gestor deve de fato considerar ao escolher um ERP adequado ao seu negócio. Veja a seguir!

 

1- As necessidades da empresa x funcionalidades e recursos do ERP

Antes de mais nada, é crucial que você saiba listar e priorizar as necessidades da empresa com um sistema ERP. Quais áreas necessitam de melhorias? Quais seriam essas melhorias? Entender a rotina de cada departamento e quais funções seriam beneficiadas com um sistema será seu norte no processo de identificar a melhor opção do mercado.

Lembre-se que cada empresa é única, então nem sempre o que funciona bem para uma, irá funcionar para outra. Com tantas ferramentas disponíveis, comparar as funcionalidades e recursos dos diversos sistemas ERP de acordo com o que sua empresa de fato precisa irá tornar sua decisão muito mais fácil e assertiva.

 

2- Qualidade de suporte técnico e experiência do fornecedor

Para tomadores de decisão mais experientes, esse é o critério mais importante na escolha de um ERP. Isso porque já sabem que esse é um sistema complexo, em que dúvidas na adoção e uso diário irão surgir e que, como todo software, é passível de falhas e instabilidades. 

Portanto, saber como será o apoio da desenvolvedora para todos esses casos é um diferencial que irá permitir a você tirar o máximo de proveito da solução. 

Então, para escolher um fornecedor confiável, você deve pesquisar a reputação e experiência da empresa, entender como é a metodologia de implantação e suporte, ou seja, tirar todas as dúvidas e obter todas as informações que lhe darão a tranquilidade de saber que tanto o produto quanto o serviço são de qualidade.

 

3- Facilidade de implantação

Já imaginou investir tempo e dinheiro na escolha de um sistema apenas para depois descobrir que o processo de implementação é complexo ou longo demais e ainda que a equipe simplesmente não o adotou?

Um sistema de gestão empresarial precisa ser simples, eficiente e intuitivo, de forma que a organização não tenha a operação prejudicada durante a implementação e que seus colaboradores consigam se adaptar com facilidade, explorando e usufruindo ao máximo os recursos e benefícios.

Os dois tópicos anteriores são vitais neste ponto, tanto para entender o que é urgente e o que pode ser implementado gradualmente, quanto entender a metodologia do fornecedor quanto à implantação, treinamento e suporte na adoção.

 

4- Escalabilidade

 

Você irá listar as principais necessidades do seu negócio atualmente, mas e a longo prazo, como seu sistema irá lhe atender quando seus processos evoluírem? A capacidade de adaptação do ERP para o crescimento da sua organização deve ser levada em conta!

Para não ter que trocar de sistema mais pra frente, busque saber se a solução é escalável, oferecendo possibilidades como maior armazenamento, novas funcionalidades e atualizações.

Como você viu, escolher um sistema de gestão integrado ERP é um processo que deve ser feito com muito cuidado para de fato garantir maior competitividade do seu negócio e alavancar seus resultados.

Se você está em busca de uma solução completa e personalizada para atender as regras de negócio da sua empresa, o Lírio ERP é o sistema ideal. Fale agora com nossa equipe e solicite uma demonstração!

 

HD tecnologia

Gostou!!! Então compartilhe...

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Posts Recentes

Fique por dentro de nossas novidades

    HD Tecnologia Logo

    Copyright © 2022. Todos os direitos reservados. 

    HD tecnologia da informação CNPJ: 01.726.867/0001-91

    Cadastre-se para fazer uma demonstração com nosso time!

      Receba a resposta no e-mail