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Gestão de clientes – Atenda com qualidade antes de reclamar

Gestão de clientes – Atenda com qualidade antes de reclamar

Esta é um reflexão sobre em como tratamos em nossas empresas sobre a gestão de clientes, e para isto vamos usar a história do Carlos.

Os negócios não iam nada bem na empresa de Carlos. Reclamou durante todo o caminho para o restaurante. Para começar, reclamou da demora pra achar uma mesa. Quando se sentou, reclamou da falta de garçons, reclamou da comida o do quando eles cobravam por aquilo. Carlos pensava: “Como podem tratar os clientes assim? Neste lugar não ponho mais os pés. Isso é um absurdo!”

 

Após o ocorrido, Carlos falava com sua esposa sobre a importância da gestão de clientes para um negócio e como isto pode evitar a falência. Aguardava ansioso a ligação de seu vendedor para dar a boa notícia que acabaria, pelo menos um momento, com todo aquele estresse.

 

Falando sobre seu negócio, Carlos começou a reclamar da falta de agilidade da secretária com as planilhas e cadastros, dos vendedores desestimulados, do ar condicionado estragado, da correspondência errada, da falta de lucros, da bagunça fiscal, no erro do caixa.

 

Ele poderia continuar falando por horas dos problemas que acometiam sua empresa. Enquanto murmurava, seu telefone toca e ele atende rapidamente.

 

-E aí? Fechou

 

-Seu Carlos, o cliente não fechou. Nosso sistema caiu bem na hora da finalização. Ele se irritou e achou isso um absurdo. Disse que aqui não pisa mais os pés aqui!

 

Carlos se calou e finalmente parou de reclamar. Teria ele passado o posto de “reclamão”? A única certeza que tinha é que ele não era mais o cliente naquele momento.

 

Em que papel você se encontra?

 

Uma certeza todos nós também temos: Todos nós queremos ser bem tratados. Queremos exclusividade, queremos ser bem servidos e bem atendidos. A gestão de clientes parte daí.

 

E você? Como está o relacionamento da sua empresa com seus clientes? Já pensou que, se seus clientes estão insatisfeitos, é porque você ou sua empresa não estão bem?

 

A gestão da sua empresa pode estar comprometendo a gestão de seus clientes. Uma equipe sobrecarregada e sem automação em seus serviços, se cansa mais rápido, se estressa depressa e acaba não cumprindo o estipulado. A saída é ajudar sua equipe, ajudar a sua empresa. Automatizar os processos é o primeiro passo para o sucesso.

 

Sistemas de gestão empresarial estão aí para isso. Se você já tem um sistema, já pensou se ele está atendendo de forma eficiente suas demandas empresariais. O controle do estoque, o controle do caixa e o controle fiscal e a gestão dos outros setores necessitam de um controle eficaz e rápido. A atualização ou aplicação de um sistema pode facilitar e otimizar potencialmente as capacidades da sua equipe e de seus negócios.

 

Um sistema hospedado na web por exemplo, pode sair do ar quando você ou seu cliente mais precisa dele. A saída neste ponto seria um sistema local, hospedado em seu próprio computador, pra evitar essas casualidades. Ter um bom sistema de gestão facilita a gestão de clientes e cliente satisfeito é dinheiro no bolso. Cliente satisfeito é mais tranquilidade para você!

 

Lembre-se de que todos querem ser bem tratados como clientes. E como diz o dito popular, a mão que aponta também será a primeira a te aplaudir. Se você no papel de cliente espera o melhor, também faça isso por seus clientes. Se você já faz isso, continue mantendo este tratamento. Cliente satisfeito é dinheiro no bolso.

 

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