A cobrança automatizada contribui para fortalecer o vínculo de relacionamento com os clientes, moderniza a negociação, além de reduzir o índice de inadimplência.
Sabemos que empresas que trabalham com pagamentos acabam, inevitavelmente, enfrentando questões de inadimplência, a boa notícia é que essa situação pode ser controlada com o uso de ferramentas de automatização de cobrança. Neste artigo vamos te mostrar como!
O que é cobrança automatizada?
Nada mais é do que utilizar inteligência artificial, para monitorar o ciclo da inadimplência, desde a previsão do vencimento até o tempo final da dívida.
Não apenas no sentido de atualizar informações, mas contribuir para que o cliente consiga se organizar, através de lembretes que serão enviados a ele desde a data próxima do vencimento do pagamento, até posteriormente ao vencimento.
Os smartphones mudaram o comportamento do consumidor, que exige informações mais ágeis e fáceis. Portanto, a comunicação entre a empresa e o cliente precisa estar alinhada a essas expectativas, especialmente quando se trata de cobrança. Realizá-la por meio dos canais digitais permite atualizar o cliente sobre as informações necessárias com a agilidade que ele espera.
Principais benefícios de implantar uma cobrança automatizada
Preparamos uma lista com os principais benefícios de implantar uma cobrança automatizada para contribuir na gestão financeira do seu negócio.
- Histórico do cliente — Verificação das informações dos clientes, assim a empresa consegue avaliar o comportamento de pagamento da dívida. Se for estabelecido um score em paralelo, é possível determinar um critério para liberação de novas vendas para clientes com histórico de atrasos, por exemplo, ou ainda uma regra de análise de crédito mais criteriosa.
- Otimiza recursos humanos — Com a automatização de processos morosos como a cobrança, é possível liberar os profissionais para atuar em análises e para contatos com clientes específicos da base, escolhidos conforme a estratégia de relacionamento. Com ações rotineiras programadas, as demandas que necessitam atenção do capital humano ganham corpo, melhorando o relacionamento com o cliente, aumentando a produtividade e a capacidade da equipe.
- Elimina os riscos de erros — Quando os processos da área de cobrança ficam exclusivamente dependentes das pessoas, é natural que ocorram falhas, como realizar contato em períodos indevidos ou mesmo com cliente errado, por exemplo. Esses problemas são eliminados com a implantação de uma cobrança automatizada, já que os processos são realizados pelo sistema, evitando falhas humanas. Isso, além de otimizar a gestão da empresa, dinamiza o trabalho da equipe e aumenta a credibilidade do negócio no mercado.
- Profissionalização do negócio — Os clientes estão cada vez mais exigentes e querem cada vez mais praticidade em suas rotinas, ao implementar um sistema de automatização de cobrança, sua empresa passa imagem de profissionalismo e organização. Isso, além de aumentar a visibilidade, cria oportunidades e gera mais credibilidade para o seu negócio, te tornando mais competitivo.
- Melhora o relacionamento com o cliente — Sabemos que o contato para cobrança pode ser um pouco complicado, abalando o relacionamento com o cliente. Realizando a cobrança por canais digitais, evita situações em que o cliente se sinta constrangido. Para o cliente, isso soa como respeito da parte da empresa, que escolhe um sistema para cobrar pendências, em vez de se sentir constrangido ao ter que conversar com uma pessoa sobre suas dívidas.
A consequência são clientes que honram os prazos, trazendo melhores resultados para a empresa.
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