Empatia
É a capacidade de se colocar no lugar do outro, para entender suas reais necessidades. Por isso, essa característica tem se tornado fundamental para o mundo dos negócios, especialmente para as pessoas que trabalham com vendas.
Se você está envolvido no processo de vendas, saiba que com o uso da empatia, é possível compreender melhor e com maior facilidade o que o cliente almeja. Isso fará toda a diferença na tratativa da venda, pois permitirá que esteja pronto para se adaptar ao que o consumidor precisa, não apenas “empurrar” um produto ou serviço para ele. Colocar-se no lugar do consumidor, possibilita prever suas expectativas, pensar como ele reagiria com prováveis problemas e como gostaria de ser atendido.
Durante as etapas da negociação, a empatia ajudará a derrubar objeções, uma vez que, ao ouvir o cliente, você terá argumentos fortes e relevantes, oferecendo uma solução real. Quando mostrar que se colocou no lugar do cliente, ele compreenderá que o vendedor entendeu o problema e conhece as soluções.
Aqui as metas dão lugar ao relacionamento de confiança, para que bons negócios sejam fechados. Nessa construção de relações uma postura empática faz a diferença. Além de possibilitar argumentos para descordar com o cliente, o fazendo pensar e mudar sua postura e escolhas.
Não confunda empatia com simpatia, apesar de serem palavras semelhantes, seus significados são completamente diferentes. Simpatia é o comportamento de tratar bem, já empatia é compreender verdadeiramente o próximo, com isso ganhar confiança e estabelecer laços.
Então, se você faz parte de uma equipe de vendas e quer que ela chegue mais longe, lance mão da empatia, que pode ser praticada e usada sempre. Transforme sua equipe em mais que vendedores de produtos ou serviços, transforme-a em realizadores de sonhos e promotores de soluções de problemas. Em pouco tempo, os resultados em vendas se transformarão e sua empresa crescerá em quantidade de clientes, qualidade de atendimento e fidelização.