Faturamento X Custos: como equilibrar essa balança?

Uma das principais metas das empresas é aumentar seu faturamento, para tal nos apoiamos em dois pilares, no aumento das vendas e redução de custos. Preparamos aqui algumas dicas que você pode utilizar em sua empresa.

 

Qual a diferença entre faturamento e custos?

Como mencionamos anteriormente, faturamento e custos são opostos complementares da gestão financeira de qualquer empresa.

O faturamento é um dos principais termômetros da saúde financeira do seu negócio. Para começar, vale ressaltar que faturar não é o mesmo que lucrar, e é primordial entender essa diferença para descobrir se está realmente ganhando dinheiro com a sua empresa.

O faturamento é a soma de todos os valores obtidos com as vendas de produtos ou serviços ofertados na empresa por um determinado período. Em outras palavras, é todo o dinheiro que entra do caixa a partir de sua atividade comercial.

Já os custos são valores gastos para executar a atividade fim da empresa e, normalmente, são associados e confundidos com despesas ou gastos. Os custos podem ser:

Custos fixos: gastos recorrentes, como o aluguel do escritório e folha de pagamento;

Custos variáveis: gastos que comumente variam conforme produção, como a matéria-prima, por exemplo.

O lucro da sua empresa é a diferença entre os dois, para que os resultados da lucratividade da sua empresa sejam melhores, é importante que a balança sempre pende mais para o faturamento.

 

Aprenda a equilibrar faturamento e custos

 

  1. Comece pelo diagnóstico

Antes de saber qual caminho seguir, é preciso entender o cenário atual, para isso fazer um diagnóstico financeiro para entender como está a situação da empresa.

Alguns indicadores importantes são:

  •         Lucratividade e rentabilidade
  •         Número de clientes
  •         Capital de giro
  •         Giro de estoque
  •         Volume de vendas
  •         Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
  •         Lifetime Value (LTV)
  •         Margem de lucro desejada
  •         Ponto de equilíbrio financeiro
  •         Margem de contribuição
  •         Produtos mais vendidos
  •         Receita por cliente.

 

Assim, você consegue identificar os gargalos financeiros e traçar estratégias para aumentar o faturamento da sua empresa.

 

  1. Controle seus custos e despesas

Com os dados do diagnóstico em mãos, você conseguirá identificar, classificar e acompanhar de perto quais são os custos, assim avaliar quais podem ser eliminados sem afetar a qualidade dos produtos e serviços. 

Este controle será importante para a saúde financeira da sua empresa, mas lembre-se que o crescimento do seu negócio também está ligado aos investimentos feitos, por isso é importante se planejar para tal.

 

  1. Avalie e melhore seu processo de vendas

O próximo passo é reavaliar todo o processo de vendas, desde a formação de preços, passando pela percepção de valor do cliente, funil de vendas, desempenho do seu time comercial e todos os pontos que podem impactar diretamente na criação de estratégias para aumentar as vendas. 

Entenda quais ações comerciais favorecem o aumento das vendas, valorize o desempenho de seus vendedores, assim você manterá seu time motivado. Aqui vale também o acompanhamento dos produtos, que possuem melhor saída e quais estão ficando parados no estoque. 

Um bom sistema ERP contribui na avaliação dos indicadores da área de vendas, o que será essencial para melhorar o processo.

 

  1. Tenha um plano de cobrança eficaz

Contar com um plano de ação de cobrança eficaz é garantir o bom andamento e ampliação do faturamento de qualquer empresa. Logo, você precisa de uma boa política de cobrança para controlar os recebimentos e combater o problema da inadimplência no seu negócio. Vale ressaltar que o processo de cobrança deve sempre prezar pelo bom relacionamento com o cliente, inclusive como estratégia para evitar novos atrasos.

 

  1. Tenha um sistema para gerir faturamento e custos

Com o Lírio ERP sua empresa trabalhará com um controle eficiente das finanças, monitorando todo o faturamento, controlar vendas, clientes, estoque, produção, contabilidade e administração, tudo através de dashboards inteligentes e totalmente personalizados para seu negócio.

Além disso, acompanhar como está a lucratividade de seu negócio por relatórios como o D.R.E. e tomar decisões assertivas. Venha para o Lírio e equilibre a balança entre faturamento e custos em seu negócio!

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