Fluxo de caixa – O pulmão da sua empresa!
relacionamento@hdtecnologia.com.br
(62) 3996-7600

O Fluxo de Caixa é como o pulmão financeiro de uma empresa. Para que sua empresa respire melhor o controle eficiente do Fluxo de Caixa é indispensável. O fluxo caixa é ponto determinante para a gestão financeira de sua empresa. O fluxo de caixa irá orientar a entrada e a saída de caixa num determinado período.

 

“Através do fluxo de caixa, é possível fazer um acompanhamento das entradas e saídas de recursos e avaliar se a empresa trabalha com folga ou aperto financeiro”, diz José Carlos Cavalcante do Sebrae-SP.

 

É preciso de fôlego para manter sua empresa forte em um mercado em constante variação, e isso pode gerar muito estresse para você. Entender o fluxo de caixa pode ser mais fácil do que você imagina. Você só precisa registrar todas suas movimentações financeiras assim que elas acontecem.

Preparamos 5 passos simples para começar a organizar o fluxo de caixa. De forma mais prática, estes passos te levarão ao controle financeiro.

 

Passo 01: Previsão

 

Para começar o seu planejamento você precisa definir qual período você irá controlar. Este é o período que você vai pôr no papel as perspectivas e possibilidades que serão geradas financeiramente para sua empresa. Que tal fazer a previsão dos próximos 12 meses?

 

Passo 2: Saldo total

 

Saiba qual o saldo de todas as contas da sua empresa. Reúna todos os saldos da sua empresa neste exato momento. Contas bancárias, cofre, caixinha administrativo, enfim todo dinheiro disponível na sua empresa. Anote este valor. Este número será o ponto de partida do controle do fluxo de caixa da sua empresa.

 

Passo 3: Pagamentos e recebimentos

 

Registre todas as contas a pagar e a receber. Anote todas as contas que sua empresa tem para pagar aos seus fornecedores e todas as contas que sua empresa tem para receber dos seus clientes. Este é o grande ponto para saber o que virá pela frente. Se sua empresa comprou ou vendeu a prazo é preciso acompanhar os vencimentos de perto.

 

Evite pagamento de juros e multas por atraso e receber dos seus clientes em dia devem ser regras dentro da sua empresa. Por exemplo, se sua empresa comprou um equipamento em 10 vezes, anote as 10 parcelas no seu fluxo de caixa, assim, você já verá que nos próximos 10 meses parte do seu caixa está comprometido com o pagamento do seu fornecedor. Você deve fazer o mesmo com as contas a receber.

 

Passo 4: Atualize o Fluxo de Caixa

 

Anote todas as entradas e saídas de dinheiro que acontecerem no caixa da sua empresa no momento em que eles acontecerem. A correria do dia-a-dia é a principal justificativa para anotar depois. Esta é uma armadilha perigosa e uma das causas do descontrole financeiro.

 

Crie o hábito de anotar tudo será muito bom para o controle financeiro da sua empresa. Desta maneira, você poderá consultar seu fluxo de caixa a qualquer momento com a certeza de que os dados anotados estão corretos e atualizados.

 

Passo 5: Planejamento Financeiro

 

Analise e corrija o planejamento financeiro. Com os dados do seu fluxo de caixa atualizados você pode identificar com bastante antecedência o que irá acontecer com o caixa da sua empresa. Por exemplo, se a empresa não vender mais ou não negociar o prazo de pagamentos é possível que em alguma situação, o saldo operacional ficará negativo, ou seja, será preciso recorrer ao dinheiro guardado ou até mesmo a empréstimos para manter o saldo dos meses positivos. Ter esta informação pode te ajudar a tomar a melhor decisão num período de dificuldades.

 

Facilite seu trabalho!

 

Muitas empresas adotam um sistema de controle da entrada e saída de dinheiro. Em empresas menores, ou que querem se dedicar mais ao controle do fluxo de caixa, uma simples planilha consegue resolver o problema. A verdade é que se render à tecnologia é o melhor caminho, Empresas de sucesso optam por sistemas mais elaborados para fazer este controle.

 

Gestão financeira é com a HD

 

Como anda a saúde financeira da sua empresa? Além das tradicionais planilhas eletrônicas, nós recomendamos nosso sistema de gestão “Lírio”. O controle financeiro de seu negócio vai ficar em boas mãos!

 

Há 21 anos no mercado, somos especialistas em sistema de gestão empresarial e gestão financeira, tais como:

 

  • Contas a pagar;
  • Contas a receber;
  • Fluxo de Caixa;
  • Conciliação bancária/Controle de banco;
  • D.R.E (Demonstrativo de resultados);
  • Emissão de boletos
  • Integração bancária (Remessa e Retorno).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *