O processo de gestão de compras pode parecer, aos olhos dos mais leigos, algo simples. No entanto, envolve uma série de atividades que devem ser realizadas de modo a obter a melhor relação custo x benefício, considerando os produtos e serviços a serem adquiridos, o relacionamento com fornecedores, os prazos para entrega e formas de pagamento.
Esta é uma atividade estratégica para as empresas, pois impacta diretamente na gestão do estoque. Além disso a boa gestão de compras gera um diferencial competitivo ao negócio e possibilita um melhor relacionamento com o cliente, ao atender suas demandas e necessidades.
O pessoal do setor de compras, por exemplo, lida com um grande número de fornecedores enquanto desempenha suas funções. Por isso, eles representam a reputação da empresa no mundo exterior. Enquanto negociam e finalizam negócios que valem muito dinheiro para a empresa, sua integridade é de extrema importância para a organização.
Gestão de compras contribui para o crescimento estratégico da empresa
Quando se pensa numa estratégia de crescimento para as empresas, uma das primeiras coisas que vem à mente é aprimorar as estratégias comerciais e ampliar as metas de venda, ou seja, é preciso vender mais. Este não é apenas o pensamento mais comum, mas de fato é correto pensar-se assim.
Mas ainda assim, podemos nos deparar com uma situação inesperada, onde as metas comerciais são alcançadas, o histórico de vendas está acima da média e ainda sim as contas não fecham. Neste caso otimizar a gestão de compras pode contribuir para melhorar o desempenho da empresa e atingir os marcos estratégicos de crescimento.
Este departamento pode gerir melhor o relacionamento com fornecedores pode trazer vantagens na hora de negociar preços e prazos, além de ajustar o volume de compras as necessidades e realidade das empresas.
Utilize-se de um sistema de gestão
Devido a sua complexidade, a gestão de compra, requer cuidados e controles que se integram aos processos de venda e estoque. Um exemplo disso é o monitoramento do estoque, criando um padrão de estoque mínimo, que já define o momento ideal para a compra de determinado produto. A análise do histórico de vendas dos produtos, também ajuda a evidenciar se o estoque será consumido num maior ou menor período. Com isto verificamos a importância de um sistema que integre e monitore estas atividades em tempo real.
Através da boa gestão de compras e do relacionamento com os fornecedores surgem os melhores orçamentos. Chegar a uma boa cotação nem sempre é fácil e normalmente envolve muita negociação e pesquisa para descobrir melhores preços e condições. No entanto, este é um processo crucial para reduzir custos.
Tenha em mente que, nesse processo, o preço não deve ser seu único critério. Economizar sem considerar a qualidade do produto ou as condições de entrega pode custar mais do que você economizou. A escassez de material, por exemplo, causada por atrasos nas entregas, pode se traduzir em grandes perdas e paralisar a linha de produção.
Lembrando que toda e qualquer empresa precisa ter uma boa gestão de estoque, seja para a venda de produtos ou o próprio consumo. É importante que, independente do segmento de atuação da empresa, a mesma se utilize de um sistema que atenda às necessidades do negócio.
A HD possui o Lírio, uma solução que personaliza a solicitação ou sugestão de compra de acordo com as regras de negócio e a partir dela, gerencia todo o processo de compra da sua empresa:
O uso do Lírio contribuirá para que a empresa compre com assertividade, para que os vendedores acompanhem o status da compra de novos produtos e auxilia na formatação do custo líquido do produto, entre outras atividades.