Já está na hora de limpar o estoque para o Natal

Gestão de estoque

Planejamento é a palavra chave para que qualquer empresa prospere, principalmente quando se trata de comércio e indústria, existem inúmeros aspectos a serem levados em conta, como dar atenção para uma variável especial do mercado: a sazonalidade e como ela interfere na gestão do estoque.

O excesso de peças no inventário, a troca de estação ou meses do ano com baixa em vendas, são ótimas oportunidades para você investir em uma ação para queima de estoque na sua loja. Durante o ano, muitas datas comemorativas movimentam o setor varejista, como dia das mães, dia dos namorados e natal.

Nestas comemorações é muito comum encontrar promoções em diversas lojas e é durante esse período que o público está mais disposto a adquirir novos produtos. Dentro da sazonalidade, o Natal é a data mais importante pois é quando o giro comercial é maior do que os demais períodos do ano e se preparar com antecedência é fundamental, por isso, é preciso estar atento ao estoque.

Para atender as demandas do natal é preciso conhecer os processos de venda da sua empresa, para esse período do ano,  além de ter um sistema de gestão de estoque, que possibilite ter um inventário real para não faltar ou sobrar mercadoria para o consumidor.

Algumas perguntas precisam ser feitas para se preparar para as vendas de Natal:

  1. Quais os produtos que você mais vende no Natal?
  2. Qual o aumento médio da demanda?
  3. Há produtos relacionados que você pode adicionar para incrementar a experiência do cliente?

As respostas geradas vão nortear o que será preciso para o período, bem como preparar o estoque para receber os produtos que serão oferecidos para o cliente, a principal vantagem será percebida no caixa, afinal, organização é sinônimo de lucro.

O primeiro passo para preparar o estoque é liberar espaço para os novos produtos. Neste mês de outubro uma boa opção é a de realizar promoções de produtos que estão parados no estoque e que não estão relacionados à época do Natal.

Opções de promoções:
  1. Desconto progressivo: o objetivo é aumentar a quantidade de produtos adquiridos por cliente. Desta forma a cada produto comprado o percentual de desconto do cliente aumenta, por exemplo, na compra de 3 itens 6% de desconto, 5 itens 10%, 10 itens 15%.
  2. Desconto especial nas vendas por atacado: esta não é uma opção lucrativa, mas o objetivo é livrar-se de produtos que estão parados no seu estoque. Defina uma quantidade mínima para compra de produtos no atacado e um preço promocional por produto.
  3. Black Friday: uma campanha de vendas realizada no último final de semana do mês de novembro, que concede até 80% de desconto em diversos produtos.

Para otimizar esses processos, conte com a Plataforma Lírio da HD Tecnologia que oferece um software de sistema de gestão para alavancar os resultados de sua empresa, inclusive Gestão de Estoque. Conheça o software que vai consagrar seus objetivos.

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