“O medo da tecnologia provavelmente sempre existiu, uma vez que não há sentimento mais natural que desconfiar de tudo que é novo e apegar-se ao que foi “testado e aprovado”, ou seja, aquilo a que já nos acostumamos.” Cesar Augusto Souza, diretor adjunto do SEESP
E é com a frase acima que pretendo desmitificar o papel da tecnologia dentro de sua empresa. Quando os algarismos arábicos (os que utilizamos “1, 2, 3, 4,…”) começaram a ser utilizados na Europa no século XII, percebeu-se que eram muito mais prático do que os romanos. Mas por muito tempo, houve uma resistência ao uso dos novos números por parte dos comerciantes.
O mesmo acontece com a chegada da revolução industrial, que trouxe as máquinas, mas com elas, um movimento oposto ao mecanicismo e produtividade gerados no período. Percebe-se posteriormente que a revolução tinha sido um progresso tecnológico que não diminuía as vagas, mas alterava e realinhava a forma de trabalho e produtividade, muitas vezes gerando mais vagas.
A intervenção tecnológica pode gerar medo no começo, mas que a história nos mostra que esta evolução gera muito mais vantagens que prejuízos. A pergunta que fica, é: Por que ainda há tanto empresário com medo da tecnologia. Seria a falta de informação? O medo de ter a privacidade invadida? A falta de recursos?
Uma pesquisa feita em 2008 pelo instituto americano Gartner Group, especializado em tecnologia, mostrou que o uso de ferramentas corretas reduzem até 40% dos custos. Citarei alguns exemplos comuns que podem ser aplicados tecnologicamente no seu dia-a-dia empresarial, gerando redução de custos.
- Videoconferências: Treinamentos on-line, reuniões por meio de programas de vídeo, suporte remoto, entre outros, reduzem custos como hospedagem e deslocamento.
- Impressão: A digitalização e a distribuição por e-mail de grandes relatórios, com gráficos e ilustrações podem representar uma boa economia em papel e tinta. Parece ser pouco, mas a medida em que a tecnologia é aplicada em todos os setores a soma destes valores geram uma grande redução de custos.
- Colaboração: Com softwares de gestão, você pode registrar e controlar andamentos essenciais para o funcionamento e geração de lucratividade em sua empresa. Um bom sistema de gestão otimiza o tempo de todos os envolvidos na empresa, fazendo com que processos sejam automatizados e melhor controlados.
Você vai resistir até 2020?
Uma pesquisa feita pela “Economist Intelligence Unit” listou que empresas incapazes de acompanhar o ritmo das alterações tecnológicas poderão desaparecer até 2020. Se você for parar para pensar, 2020 são apenas quatro anos. Afinal, 2010 não parece que faz tanto tempo assim.
As empresas que investem em tecnologia de forma correta, se destacarão e serão as empresas vencedoras. A tecnologia permite conhecer e entender o cliente tão bem que a empresa pode vender melhor e se organizar de forma a gerar sempre mais lucro.
Um sistema de gestão que atenda as compras, as vendas e o controle financeiro, é uma tecnologia que facilita o cotidiano, por exemplo. Não encare a tecnologia pelo custo que ela trará. Veja como o investimento que trará respostas positivas para o seu negócio.
Na verdade você não deve ter medo da tecnologia, mas sim de se estagnar em sistemas aos quais você já está “acostumado”, enquanto os concorrentes se atualizam. A tecnologia está aqui para ajudar, por isso se adeque às mudanças sociais e esteja sempre a frente para que possa seguir a trilha do sucesso com menos pedras no caminho.
Para começar entender como a tecnologia pode ajudar sua empresa, preparamos o E-book “Software de Gestão: Como escolher o ideal”. Aproveite!
Tecnologia é com a HD! Sua empresa vai ficar em boas mãos!
Há 21 anos no mercado, somos especialistas em sistema de gestão empresarial.
Apresentamos você ao nosso sistema de gestão empresarial “Lírio”. Rápido, fácil e completo!
- Gestão financeira
- Gestão de estoque
- Gestão de compras
- CRM, Gestão de vendas
- Gestão fiscal e muito mais!
Nunca foi tão fácil se adequar à tecnologia.
Sua gestão, gerando mais tranquilidade e tempo para você.