Confira as mudanças significativas que a Lei Geral de Proteção de Dados exige na coleta, tratamento e armazenamento de dados de seus clientes, fornecedores e colaboradores.
Você já sabe que o processamento de dados de clientes, colaboradores e parceiros é parte inerente de qualquer negócio, mas quão seguro é o tratamento, armazenamento e acesso a esses dados dentro da sua empresa?
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde agosto de 2020, é uma regulamentação que visa a proteção de informações pessoais coletadas, armazenadas e tratadas por toda e qualquer empresa brasileira.
Considerando os inúmeros e crescentes casos de mau uso, venda de dados sem autorização e ataques de ransomware (hackers que sequestram informações de organizações em troca do pagamento de resgate), essa legislação vem em um momento importante para garantir a segurança e privacidade dos indivíduos nessa transformação digital que estamos vivendo.
E, se você ainda não se informou ou não se adequou, saiba que não há tempo a perder! O período de adaptação já está esgotado e, desde agosto de 2021, qualquer empresa que desrespeitar os termos da LGPD estará passível de penalização, podendo chegar a 2% do faturamento da empresa, por infração, com limite de R$ 50 milhões.
Para entender melhor do que se trata e os impactos da LGPD no seu negócio, confira a seguir os 4 pilares de atenção que a nova lei requer.
Pilares da LGDP
1- Consentimento
Uma das mais importantes mudanças, que impacta grandemente na forma como diversas empresas conduzem suas práticas de marketing, é a obtenção de consentimento na coleta de informações do cliente ou usuário.
Tanto o motivo da coleta quanto a forma como essas informações serão usadas devem estar claros na solicitação, e somente com o consentimento é que elas poderão ser armazenadas.
2- Mapeamento e compartimentalização
Todas as informações geradas para e pelo negócio devem ser mapeadas, identificando onde estão e, então, compartimentalizadas de acordo com responsabilidade e necessidade de acesso.
O controle de acesso se dá para que somente os dados necessários ao trabalho de cada setor sejam utilizados, sem visualização indiscriminada de todas as informações de indivíduos, sejam clientes, fornecedores ou colaboradores.
3- Segurança de dados
A governança de dados envolve também demonstrar os meios adotados para intensificar a segurança das informações, como a criptografia, por exemplo.
A tecnologia é um suporte indispensável para as políticas de segurança corporativa sobre o uso de dados, oferecendo ferramentas que possibilitam monitoramento e o controle sobre uso de informações sensíveis.
Claro que, com a governança determinada, os colaboradores devem ser educados e treinados sobre suas responsabilidades no manuseio e proteção dos dados.
4- Atenção às APIs e integrações
Ao utilizar um ou mais sistemas de gestão, as APIs e integrações podem requerer a troca de dados entre os fornecedores de softwares. Para se proteger do mau uso nos casos de integrações com vários sistemas, a solução é conferir a responsabilidade temporária sobre os dados, enquanto eles estiverem sob posse de outros. Assim, evita-se penalizações em conjunto.
Como garantir sua adequação à LGPD através do seu sistema de gestão ERP
Para se adequar à LGPD, de acordo com os pilares que trouxemos, o seu fornecedor de ERP deve manter a ferramenta atualizada de acordo com a legislação, além de auxiliá-lo em ações como:
- Programação de solicitação automática das autorizações necessárias de coleta, manuseio e armazenamento de dados;
- Compartimentalizar as informações em níveis de acesso para garantir que somente pessoas autorizadas consigam visualizar e manusear dados de acordo com a necessidade de sua função;
- Criptografar dados para maior segurança de informações;
- Definir ações e protocolos para conscientização de colaboradores no uso correto e seguro dos dados.
Sendo a ferramenta ideal para armazenar, tratar e proteger informações empresariais, o seu sistema ERP deve oferecer segurança, controle e inteligência de mercado para que você possa tomar as decisões mais eficientes para o seu negócio, com a tranquilidade de estar em conformidade com as leis e suas atualizações.
Como aqui na HD prezamos pela transparência, segurança e compromisso, firmamos uma parceria com uma empresa especializada em LGPD, ajudando nossos clientes do Lírio ERP a garantirem a compliance empresarial.
Quer saber mais sobre como nossa solução de gestão corporativa pode ajudar sua empresa a gerar melhores resultados, sem dor de cabeça? Entre em contato com a nossa equipe, será um prazer tirar suas dúvidas!