Entenda como otimizar os seus processos e ter níveis de produtividade jamais alcançados pela sua indústria.
Só quem é gestor de uma indústria ou gerente de produção sabe o que é ser cobrado todos os dias por um indicador que muitas vezes parece impossível de ser melhorado: a produtividade de sua indústria.
Apesar do entendimento comum de que produtividade é fazer mais com menos, quando se fala de produtividade industrial esse conceito não é tão simples como parece.
Garantir as margens de lucro e ao mesmo tempo agir com rapidez para acabar com os gargalos de sua linha de produção são apenas algumas das muitas tarefas que você precisa cumprir todos os dias para alcançar a produtividade.
Nessa perspectiva, a produtividade da sua indústria precisa ser definida e medida de acordo com os objetivos estratégicos da empresa.
Enquanto para uma indústria mais produtividade pode significar aumento da quantidade produzida em determinado tempo e para outra indústria mais produtividade pode ser o aumento da qualidade percebida do produto.
E para sua indústria, o que significa ter mais produtividade?
Tudo começa pela melhoria dos processos
Como já defendeu José Ernesto Lima Gonçalves, reconhecido consultor de negócios e professor da FGV, “as empresas são grandes coleções de processos”.
Dessa forma, toda busca por aumento de produtividade começa a partir de uma sistemática busca por melhoria dos processos que compõem as atividades-chave da empresa.
No caso de sua indústria, algumas ferramentas são de suma importância para se dar início a esse processo de melhoria dos seus processos.
A principal dessas ferramentas, o ciclo PDCA, é parte de uma filosofia de melhoria contínua, conhecida também como lean manufacturing, e consiste em uma série de 4 etapas que compõem esse ciclo de melhoria:
P – PLAN:
- Identificação do problema.
- Análise do fenômeno.
- Análise do processo.
- Plano de ação.
D – DO:
- Execução.
C – CHECK
- Verificação.
A – ACT
- Ação.
- Padronização.
Ao rodar este ciclo continuamente dentro da sua indústria, o conceito de melhoria contínua será facilmente internalizado entre as equipes de trabalho e a sua produtividade aumentará inevitavelmente.
A mão visível: o papel da sua mão de obra na produtividade
É inegável que os avanços tecnológicos são os grandes responsáveis pelo aumento de produtividade nas indústrias. Máquinas autônomas, inteligentes e conectadas à nuvem cada vez mais representam o futuro da indústria…
Mas e a mão de obra? Será que ela não pode ser mais uma alavanca no aumento da produtividade da sua indústria?
Ter um planejamento de produção claro com metas para cada colaborador, um layout de produção ergonomicamente confortável e eficiente para o seu processo produtivo além de tarefas corretamente sequenciadas e padronizadas são de suma importância para que você consiga elevar ao máximo a produtividade de sua mão de obra.
Ociosidade e “vícios de execução” ainda podem representar grandes prejuízos para sua indústria. Portanto, atente bem para proporcionar o melhor ambiente de produção para os seus colaboradores, para que eles se sintam bem para entregar mais e melhor.
Invista em treinamento e desenvolvimento, revise constantemente a qualidade de suas ferramentas e implemente uma cultura de incentivos e valorização.
A “mão visível” dos seus colaboradores é essencial para alavancar os resultados da sua indústria.
Como você está fazendo o planejamento de sua produção?
Por último, e não menos importante, tenha sempre um planejamento de produção feito de modo profissional e por muitas mãos e mentes.
Pensar estrategicamente e traduzir essa estratégia em mais resultados no chão de fábrica é fundamental para que a sua indústria consiga elevar seus níveis de produtividade ao máximo.
É por isso que o uso de sistemas de gestão integrada como o Lírio ERP tem se tornado indispensável para empresas de todos os portes.
Para ter acesso às melhores ferramentas e especialistas em planejamento e gestão para indústrias, entre em contato com o time da HD Tecnologia e faça parte do futuro da indústria.