ERP faz do seu fluxo de caixa uma ferramenta de gestão eficiente
relacionamento@hdtecnologia.com.br
(62) 3996-7600

Sucesso empresarial, é isso que todo empreendedor busca para seu negócio, mas para que uma empresa possa chegar no topo, se destacando das demais, é preciso ter uma gestão de qualidade aliada a tomadas de decisões certeiras.

 

Gerir e decidir não são tarefas fáceis, afinal não existe uma bola de cristal que mostre aos gestores os resultados antecipados de cada decisão possível. Embora essa tão sonhada bola de cristal não exista, é possível, não ver o futuro, mas criar estratégias a partir dos recursos e informações que o seu empreendimento gera no dia-a-dia.

 

Mas para que isso seja viável e economicamente interessante, é preciso lançar mão de velhos hábitos e aderir ao mais novo modelo administrativo existente no mercado. Esse modelo utiliza como base de apoio softwares conhecidos como ERP, que nós podemos entender como um sistema integrado de gestão empresarial.

 

Fluxo de Caixa e ERP – tomada de decisões estratégicas

 

Sistemas ERP atuam em prol da empresa, no sentido de automatizar diversas funções administrativas que, se realizadas por pessoas, demandaria muito tempo e recursos. Nesse sentido esses sistemas barateiam a administração e dão um potencial de qualidade e confiança nas informações – confiança oriunda da ausência do erro humano nas operações. Dessa forma, assumimos que sistemas ERPs estão intrinsecamente associados às rotinas do fluxo de caixa de uma empresa.

 

Uma vez que esses sistemas coletam, armazenam e processam todas as informações oriundas do fluxo de caixa. O fluxo de caixa é um montante de capital altamente volátil, que uma empresa utiliza como base para firmar novos investimentos. Esse capital é mutável e se altera constantemente, sendo que seu desempenho e volume é que ditam os rumos da empresa. Mas de que forma?

 

Simples, imagine que a sua empresa está para fechar a compra de um alto volume de matéria-prima, esse volume lhe trará um grande desconto que valida a compra, nesse momento você precisará analisar o seu fluxo de caixa para ter certeza que conseguirá honrar com as dívidas assumidas, somente se o fluxo de caixa estiver positivo em determinada data é que você será capaz de fechar esse negócio. 

 

Mas o que acontece se algum dos seus funcionários se esqueceu de realizar a quitação de um outro papel que vence no mesmo dia do seu grande negócio? Diga-se de passagem que isso é algo muito corriqueiro no dia a dia das empresas. Nesse momento sua empresa encontra-se em uma situação muito delicada que provavelmente deixará cicatrizes na estrutura ou no nome de sua empresa.

 

Utilizando sistemas ERPs, essas falhas humanas deixam de existir, e seu fluxo de caixa passa a ser mais saudável. Mas os benefícios não param por aí, sistemas de gestão empresarial ainda fornecem aos gestores uma poderosa cartilha de informações e dados estatísticos sobre as ações da empresa. Essas informações são importantes para que se possa achar qual a melhor ação a ser adotada, por exemplo: com as informações trabalhas é possível descobrir a sazonalidade de vendas, identificar setores e serviços mais requisitados, mapear zonas com baixo desempenho, períodos com maior saída de capital, recurso disponível e compromissos firmados.

 

Veja as vantagens que um fluxo de caixa saudável proporciona

 

  • Facilidade para criar planos e projeções de ação;
  • Facilidade em compreender os resultados financeiros;
  • Visualização de potenciais problemas financeiros.

 

Desvantagens do Fluxo de Caixa sem um sistema ERP associado

 

  • Informações escassas e com baixa confiabilidade;
  • Um pequeno erro destrói o planejamento por completo;
  • Armazenamento das informações feito de forma ineficiente. 

 

Quer saber mais sobre como melhorar o desempenho da sua empresa? Então não deixe de conhecer os serviços prestados pela HD Tecnologia. Possua o melhor sistema de gestão trabalhando a seu favor!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *