4 ações para impulsionar a área comercial da sua indústria

Para que sua indústria se torne ainda mais competitiva, cuidar do comercial é tão importante quanto cuidar da sua linha de produção. Descubra como otimizar o desempenho da sua equipe comercial.

 

Em mundo cada vez mais conectado, os seus clientes podem acessar qualquer indústria do mundo a partir de um único clique. 

É então que vender mais e melhor, garantindo boas margens e relacionamento de longo prazo com os clientes, tem se tornado uma missão quase impossível para indústrias nacionais. 

Nesse sentido, ter um comercial que vá até os clientes certos e traga resultados se tornou obrigatório. 

A era em que somente a qualidade do seu produto garantia as suas vendas e o comercial era responsável por apenas anotar e retirar pedidos já passou.

Hoje, o seu comercial precisa ser tão bom quanto os seus produtos. 

Para isso, vamos compartilhar 4 ações que você precisa implementar na sua indústria para impulsionar o desempenho do seu departamento comercial. 

1) Integre seu comercial com todas as áreas da empresa.

Principalmente com a produção e com o estoque.

Deixar de atender um pedido ou até mesmo perder um bom cliente são exemplos de experiências ruins que podem ser vividas quando o comercial opera como uma ilha. 

Quando se isola o comercial das decisões financeiras, de reabastecimento de suprimentos e de programação da produção, a empresa toda sai perdendo.

Nesse sentido, criar rotinas de interação entre a equipe comercial e as demais áreas vitais da empresa, além de implementar ferramentas que auxiliem nessa integração, é fundamental para que o seu comercial seja mais efetivo.

2) Use o poder dos dados

“Em Deus nós confiamos, os demais tragam dados.” 

Essa frase foi dita por ninguém menos que o consagrado consultor americano W. Edwards Deming, e desde então se tornou um dos principais mantras de gestores em todo o mundo.

Com o todo o poder tecnológico que temos hoje, com o apoio de sistemas que integram todas as informações do negócio e auxiliam na tomada da decisão correta, deixar de lado achismos para se basear exclusivamente no poder dos dados é mais fácil do que nunca na história!

Portanto, na hora de se reunir para planejar as ações do seu comercial, lembre-se sempre do conselho de Deming e não tome mais decisões baseadas apenas em opiniões.

 

3) Invista na qualificação da sua equipe comercial

Em um mercado cada vez mais acirrado, encontrar os melhores vendedores e gestores comerciais e trazê-los para sua indústria nem sempre é possível.

Nessa perspectiva, a melhor forma para aumentar o nível de resultados da sua equipe é investindo no treinamento dos seus colaboradores – seja disponibilizando materiais com novas técnicas e processos ou até mesmo os enviando para workshops e seminários.

Criar uma trilha de aprendizagem com materiais gratuitos já disponíveis na internet, em plataformas como YouTube, é também uma excelente alternativa de baixíssimo custo para começar o trabalho de treinamento e desenvolvimento da sua equipe.

4) Defina metas e indicadores

Uma equipe comercial sem metas claras e indicadores de desempenho bem definidos é como um barco à deriva sem um mapa disponível.

Assim, definir e avaliar periodicamente indicadores que apontem o progresso da equipe rumo a essas metas estabelecidas é fundamental para o sucesso de toda a empresa.

Para entender melhor como otimizar os seus processos comerciais e alavancar os resultados da sua indústria, converse com um de nossos consultores.

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