Garanta as margens de lucro: como formar preço de venda na indústria

Seu custo de produção aumentou e você tem medo dos seus clientes não comprarem mais de você? Entenda como precificar corretamente.

 

Margens altas, pouca concorrência e clientes satisfeitos com uma opção limitada de fornecedores. Esse cenário que durante muito tempo foi realidade e representou a prosperidade da indústria já não existe mais. 

A necessidade de atender aos anseios de clientes cada vez mais exigentes e com mais poder de barganha sem comprometer as margens de lucro da operação revela um grande desafio: a formação de preços na indústria.

Para isso, compartilharemos os conceitos que você precisa saber na hora de definir o seu preço de venda.

Antes de compartilhar o passo a passo e as fórmulas necessárias, vale salientar que a definição final do preço não deve considerar apenas o resultado dos cálculos.

Entender bem o seu mercado e está constantemente de olho no preço da concorrência é fundamental para você estabelecer bons parâmetros e formar o seu preço de modo a garantir um bom posicionamento no mercado.

Em busca do preço de venda ideal

A fim de garantir a competitividade da sua indústria, o preço de venda ideal é aquele que possibilita cobrir todos os seus custos e despesas, de modo a entregar uma margem de lucro suficiente para reinvestir no crescimento do negócio.

Nesse sentido, antes de apresentar a fórmula da Margem de Lucro (ML), precisamos entender os principais conceitos envolvidos neste cálculo:

  • Custos variáveis de produção (CVP em R$): o custo de toda a lista de matérias-primas utilizadas no processo produtivo.
  • Custos variáveis de venda (CVV em %): todos os custos relacionados ao processo de venda, incluindo comissionamento de vendedores e impostos, tais como ICMS, PIS, COFINS, IRPJ e contribuição social.
    • Custos fixos: todos os custos necessários para garantir o funcionamento da empresa, independente do processo de produção.
  • Custo fixo unitário (CFU em R$): a razão entre o custo fixo total e a quantidade de unidades produzidas.

 

Calculando o Preço de Venda (PV)

Uma vez corretamente correlacionados todos os custos – de produção, de venda e fixo unitário – basta definirmos a margem de lucro esperada para operação e então aplicar todos os dados na fórmula abaixo:

 

PV = (CVP + CFU) / 1 – [(CVV + Margem de lucro) / 100]lucro

 

Considerando um exemplo com uma margem de lucro de 10%, e o seguintes custos listados abaixo:

 

CVP = R$ 50,25

CFU = R$ 2,60

CVV = 25%

Margem de lucro = 10%

 

Logo, aplicando na fórmula do Preço de Venda (PV) teríamos o seguinte resultado:

 

PV = (R$ 50,25 + R$ 2,60) / 1 – [(25 + 10) / 100]

PV = R$ 52,85 / 1 – 0,35

PV = R$ 52,85 / 0,65

PV = R$ 81,30

 

De acordo com a fórmula, portanto, o preço final de venda não pode ser menor que R$ 81,30.

 

Para entender melhor como gerenciar os seus custos e poder não só calcular o preço de venda mas também desenhar uma estratégia ainda mais efetiva, conte com as nossas soluções para fazer a gestão integrada de todos os processos da sua indústria.

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