Estar à frente de uma empresa requer do seu gestor uma visão completa do negócio. É importante que o principal líder da empresa volte a sua atenção para a gestão e o crescimento da empresa e para isto é preciso que se afaste das atividades operacionais para que possa dedicar-se as ações estratégicas do negócio.
O princípio da boa gestão é alocar as pessoas certas, nas posições certas, que sejam capacitadas para a função que irão desempenhar e que tenham autoridade para tomar as decisões do dia a dia. Cabe ao gestor definir os objetivos, as metas e acompanhar os indicadores para avaliar os resultados e tomar as principais decisões quanto ao direcionamento do negócio.
Para que isto ocorra é importante que o gestor seja capaz de capacitar sua equipe, coordenar projetos, analisar os resultados e acompanhar as tendências de mercado, para melhor direcionar a tomada de decisões. Para isto, é preciso que o empresário se afaste da rotina operacional e tenha uma visão de todas as diferentes áreas da empresa.
Mas, para isto, é importante que a figura de um gerente de área assuma a área operacional e tenha ligação direta com o gestor, assim a produtividade não será comprometida e o gestor não terá receio em se afastar. O líder operacional é importante para a rotina diária da empresa e sua atuação deve ser focada em uma área específica. Esta visão focada fará com que ele tenha os melhores resultados, mas esta figura é destinada aos gerentes ou diretores de área.
Cabe ao gestor definir a direção de crescimento da empresa. Mesmo sabendo da importância em assumir a função de gestor, alguns empresários ainda enfrentam dificuldades em se desligar da rotina operacional e para ajudá-lo temos algumas dicas:
1. Prepare sua equipe: Nada disso será feito da noite para o dia, comece preparando a sua equipe, ensine o que você sabe, compartilhe conhecimento, assim você conseguirá manter a boa qualidade da operação.
2. Monitore metas e indicadores: Acompanhar resultados é um dos pontos importante na rotina do gestor. Depois de delegar as atividades para sua equipe, defina objetivos e metas. As metas informam quanto ao desempenho de sua equipe, elas precisam ser alcançáveis, mas ao mesmo tempo desafiadoras.
3. Planeje o crescimento: você conhece os detalhes do negócio e sabe quais ações podem contribuir para o crescimento da empresa. É importante estabelecer um plano para o crescimento, ações para aquisição de novos clientes, captação de recursos, melhoria da gestão financeira, investimentos em pessoas e infraestrutura.
O importante é compreender que, como um bom gestor é você quem dá direção ao negócio. Por este motivo é indispensável que você esteja ciente do que acontece no todo e não apenas em parte. Busque aprimorar suas habilidades como gestor e se você ainda não conseguiu se afastar por completo da rotina operacional dê o primeiro passo, selecionando pessoas capazes de gerir sua equipe.