Seja para estabelecer um planejamento estratégico, avaliar o rendimento da empresa ou até mesmo adquirir competitividade, as empresas devem se pautar na análise de indicadores, para tomar decisões empresariais, elencar prioridades e se antecipar à movimentação do mercado.
Por meio da avaliação dos resultados da empresa é possível compreender a real situação econômica e financeira da empresa, permitindo avaliar a lucratividade e custos para a manutenção do empreendimento.
Existem várias maneiras de analisar os indicadores, as principais são:
Análise do lucro líquido
Esse indicador aponta, exatamente, qual o lucro que a empresa obteve, após a dedução de encargos tributários, despesas operacionais e contribuições sindicais. O levantamento pode ser feito com a delimitação de período. Com esses dados em mãos, você saberá quanto realmente sua empresa gerou de lucro. Além disso, dividindo o lucro líquido pelo faturamento, por exemplo, você terá a margem líquida em percentual. Uma informação que é fundamental para a realização de comparativos e projeções futuras, otimizando a gestão do seu negócio.
Retorno sobre investimentos
Esse é um dos indicadores mais importantes, pois ele permite avaliar se as ações executadas pela empresa estão trazendo os resultados esperados. Com ele, a administração poderá avaliar desde o retorno das ações de marketing, até a viabilidade ou não do negócio em se manter operante. Esse indicador viabiliza projetar caminhos futuros que a empresa deve seguir. Orientando quanto aos melhores investimentos e como cada um destes contribui para a captação de clientes e para o crescimento do negócio.
Indicadores de Rentabilidade
A rentabilidade pode ser avaliada através da análise dos bens ativos e passivos da empresa. Através destas informações será possível avaliar a lucratividade da empresa e a sua saúde financeira.
Ativo da empresa
Refere-se aos bens e recebimentos que uma empresa possui. Os ativos da empresa consiste na soma dos valores em caixa, contas a receber, o estoque e os bens imobilizados, ou seja, tudo o que pode ser convertido em valores a serem recebidos que podem ser facilmente (re)investidos na empresa.
Passivo da empresa
Junto ao ativo devemos considerar o passivo, que consiste nas dividas que a empresa possuí em um determinado momento. Tais dívidas podem ser controladas através das contas a pagar, empréstimos ou duplicatas.
Os indicadores utilizam informações extraídas da própria empresa, por isso é de extrema importância o fácil acesso à estas informações no processo de tomada de decisões gerenciais. O uso de sistema de gestão dará ao gestor acesso rápido e em tempo real das informações.
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1 Comentário
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