Atendimento em todo o Brasil

Atendimento em todo o Brasil! - Fone: 62 3996-7600

As 8 etapas do PCP (Planejamento e Controle da Produção)

As 8 etapas do PCP (Planejamento e Controle da Produção)

O que é o PCP?

O PCP – Planejamento e Controle da Produção é um processo que auxilia no gerenciamento da produção de uma indústria. Com ele, a empresa consegue planejar quando produzir, quanto produzir, onde produzir, em que ordem produzir e verificar se tudo está funcionando de acordo com o planejamento. O principal objetivo do PCP não envolve somente o planejamento, mas também a programação e o controle do que foi estabelecido, não deixando que o objetivo final seja desviado do plano inicial.

Em uma indústria o PCP é fundamental para garantir que a empresa está de fato produzindo os melhores produtos, da melhor forma, no menor prazo e de acordo com um planejamento feito previamente. Essa prática também possibilita a diminuição de seus custos operacionais. O planejamento pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorre antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na empresa.

Nele, são definidos todos estes fatores, a partir do projeto de desenvolvimento do produto que vai ser manufaturado, fornecendo os dados básicos para o estabelecimento da programação. O trabalho de planejamento, direta ou indiretamente, afeta toda a organização, por meio de documentos e planos: roteiro de produção, ferramentas e estimativas, etc.

Etapas do PCP

O planejamento envolve diversas atividades, das quais destacam-se:

  • Previsão da demanda: os métodos estatísticos e subjetivos de previsão de demanda auxiliam os gerentes de produção no dimensionamento da produção e dos recursos materiais e humanos necessários. A previsão de demanda assume um papel ainda mais importante quando a empresa adota uma estratégia de produção para estoque.

 

  • Planejamento da capacidade de produção: a partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da análise da capacidade instalada, determina-se a necessidade de adequação da capacidade de produção para melhor atender a demanda no médio e longo prazo.

 

  • Planejamento agregado da produção: visa determinar a estratégia de produção mais adequada para a empresa. No plano agregado, estão as decisões de volumes de produção e estoque mensais, contratação (ou demissão) de pessoas, uso de horas-extras e subcontratação, contratos de fornecimento e serviços logísticos. Usualmente, o horizonte de planejamento é anual com revisão mensal dos planos. Neste nível de planejamento, as informações de demanda e capacidades são agregadas para viabilizar a análise e tomada de decisão.

 

  • Programação mestra da produção: trata-se da operacionalização dos planos de produção no curto prazo. No programa mestre são analisados e direcionados os recursos (máquinas, pessoas, matérias-primas) no tempo certo para produzir a quantidade necessária para suprir a demanda de determinado período. Nessa etapa, temos uma definição mais precisa dos itens e quantidades de produção e estoques, com um grau de detalhamento maior que o utilizado no planejamento agregado, incluindo não apenas previsões de demanda, como também pedidos firmes e ordens abertas de produção e compras.

 

  • Programação detalhada da produção: Define como a fábrica irá operar no seu dia a dia. As atividades que envolvem a programação da produção são: administração de materiais, sequenciamento das ordens de produção, emissão e liberação de ordens.

 

  • Administração de materiais: planeja e controla os estoques, define o tamanho dos lotes, a forma de reposição da matéria-prima e os estoques de segurança.

 

  • Sequenciamento: é a determinação da sequência de execução das operações de produção nas máquinas, visando minimizar atrasos, ociosidades e estoques em processo.

 

  • Emissão de ordens: implementa o programa de produção emitindo a documentação necessária para o início das operações e liberando-a quando os recursos estiverem disponíveis.

 

  • Controle da produção: é a última etapa do PCP e consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar o andamento da produção conforme o planejado, ou seja, verificar se o que foi decidido no plano agregado, programa mestre e programação detalhada está sendo realizado. A partir do apontamento da produção (tempos e rendimentos do processo), o PCP acumula dados atualizados dos processos para utilização nas decisões futuras.

 

Conclusão

Quem não planeja, programa e controla o que produz, provavelmente terá dificuldades em alcançar os índices de produtividade e qualidade que o mercado exige. A garantia de bons resultados está ligada ao bom planejamento, programação e controle de todo o processo de produção. Em suma, o PCP tem como função, organizar, padronizar e sistematizar todo o processo de produção, levando eficiência perfeição, segurança, rapidez, facilidade, aos processos da empresa.

Toda empresa necessita de planejamento, foco e equipe, e por isso, é necessário ter o controle integrado através da tecnologia. E o Lírio pode te ajudar com isso. O propósito dessa ferramenta é integrar, monitorar e gerir as informações da empresa em uma única plataforma, onde todos os departamentos têm acesso ao sistema em tempo real.

Gostou!!! Então compartilhe...

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
HD Tecnologia Logo

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados. 

HD tecnologia da informação CNPJ: 01.726.867/0001-91

Cadastre-se para fazer uma demonstração com nosso time!

    Receba a resposta no e-mail