Tenha uma boa relação comercial com seus clientes
relacionamento@hdtecnologia.com.br
(62) 3996-7600

O comportamento do cliente também mudou e hoje ele é melhor informado e mais exigente quanto ao produto, serviço e ao atendimento. Por este motivo é importante que durante a venda, o vendedor seja capaz de estabelecer uma relação que transmita confiança ao cliente.

 

Com este novo comportamento do cliente também percebemos que o relacionamento entre vendedor e cliente precisa ir além da venda. Com uma grande quantidade de concorrentes, o relacionamento de longo prazo passa a ser o diferencial para fidelizar seu cliente. Veja a seguir 5 dicas para te ajudar na construção deste relacionamento:

 

1.Apresente informações relevantes ao cliente: Hoje o consumidor busca por produtos com a melhor relação custo x benefício. No momento da venda, além de apresentar uma boa proposta financeira o vendedor precisa ter segurança no repasse das informações sobre o produto ou serviço oferecido. Quanto ao tipo de informação apresentada, foque nas necessidades do cliente em potencial e fale sobre como a sua solução irá resolver os problemas dele. Por fim conheça os pontos fortes e fracos do seu concorrente, pois seu cliente provavelmente já fez ou fará contato com ele para comparar tanto o produto como o atendimento oferecido.

 

2.Não ofereça preço, ofereça valor: não entre numa briga por preço, sempre haverá alguém disposto a cobrir sua oferta. O que se deve apresentar para diferenciar-se da concorrência é VALOR. Ofereça ao seu cliente uma solução para o problema dele, algo que contribua de fato para a lucratividade do negócio, seja através da redução de custos, melhoria dos processos, aumento das vendas ou melhor uso dos recursos.

 

3.Pense a longo prazo: ofereça aos seus clientes vantagens para que ele realize não apenas a primeira compra, mas se possível algum benefício para um processo de vendas recorrentes (mês a mês). Neste caso é importante apresentar uma proposta que seja vantajosa para todos, uma proposta clara e transparente, além de manter contato periódico sobre novos produtos, verificando novas necessidades, visitas de cortesia entre outras ações para manter um bom relacionamento.

 

4.Tenha uma boa reputação: é importante que seus clientes falem bem de você, um cliente satisfeito pode gerar novos negócios, mas é preciso preocupar com a sua reputação perante o mercado. Uma postura ética pode gerar novas oportunidades de negócios e parcerias para sua empresa.

 

5.Seja persistente sem ser inconveniente: neste ponto o bom senso conta e muito. É importante ser proativo, mas não se deve pecar pelo excesso a ponto de ser visto como inconveniente. É importante saber que uma empresa ao ver uma boa oportunidade de negócios não a deixará passar, por isso é importante causar uma boa impressão inicial e durante a apresentação e negociação demonstrar o real benefício da sua proposta.

 

Como estão suas vendas? Experimente colocar estas dicas em prática e depois nos conte como foi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *