Quem está contratando um ERP pela primeira vez, valoriza o preço, e este é de fato um fator a ser levado em conta, mas longe de ser o principal.
Conhecendo as suas necessidades atuais, sabendo quais são os seus valores internos.
Além do preço é preciso conhecer as referências da empresa que vai implantar o ERP, e verificar se ela pode acompanhar sua empresa por um longo período. Isto com base nas suas necessidades atuais e também as metas de crescimento para o futuro.
Assim você evita implantar uma ferramenta, que futuramente irá necessitar uma migração,por não acompanhar o crescimento e as necessidades da empresa.
Identificar se o fornecedor do ERP vai conseguir suprir as necessidades atuais e eventualmente as necessidades futuras da sua empresa, é primordial.
Visto que sua empresa vai crescer, o ERP precisa atender todas as expectativas e acompanhar as futuras necessidades.
Somente aí inicia-se o escopo, verificação de cronograma, encaixe do cronograma no tempo da empresa.
Para em último lugar, olhar o preço!
Empresas com baixo capital.
Se a empresa não tem capital suficiente para investir no que é o melhor para ela, talvez ela tenha que investir em algo menos robusto.
O ERP é um software que depende de muitas pessoas, a empresa que comprar um ERP vai passar por um processo de implantação.
Vai gastar muitas horas, dependendo do tamanho da empresa e da quantidade de processo e pessoas, talvez centenas de horas.
O objetivo da sua empresa precisa estar alinhado com o da empresa que implantará o ERP, e também é sempre preferencial trabalhar com empresas que tenham os mesmos princípios.
Serão centenas de horas trabalhando juntas, durante um processo de implantação, aquelas primeiras dores mapeadas vão ser sanadas.
“Todas as pessoas têm problemas, uma empresa que é um grande conjunto de pessoas com certeza tem problemas, o ERP é a tecnologia que vai ajudar a resolver esses problemas.”
Processos importantes na implantação de um ERP
Eventualmente uma empresa pode comprar um ERP porque está com problema de estoque.
Durante o processo de implantação do ERP, vão descobrir que ele não resolve o estoque, sem resolver o processo de compras.
Também não vai resolver o processo de compras, sem resolver o processo de recebimento da compra.
Então todos os processos estão embutidos na resolução de um único problema.
Empresas sérias de ERP, não vão tentar resolver o problema de estoque, sem tentar resolver todos esses antes.
Compreende?
O Sistema ERP e a implantação.
Se o ERP não atender os objetivos de sanar o conjunto de dores iniciais da sua empresa, não o contrate.
Vai ser um dispêndio grande de dinheiro, e outro ainda maior de outros recursos, como o tempo das pessoas.
Como já falei, a implantação de um ERP gasta muitas horas e durante este período um consultor vai estar ocupado, com toda a sua equipe para validar se todas as necessidades levantadas foram atendidas e treinar as pessoas.
O consultor fala o que precisa ser feito, oferece todo o apoio, e mostra como será feito, mas quem executa, são os colaboradores da sua empresa.
Até porque ao final da implantação, eles precisam estar livres para entender o sistema, sem depender da empresa que fornece o ERP.
Essa é uma grande oportunidade que a empresa tem, dar um salto evolutivo, de crescimento e melhoria.
É muito natural que durante o processo de implantação, surjam novas demandas, a nossa recomendação é que elas sejam documentadas em um novo escopo.
Para ser feito após a entrega daquilo que foi contratado inicialmente.
Para que não alongue o cronograma e aumente as expectativas e os esforços, antes de ter um resultado.
Essas são as principais características a se observar, para entender mais ainda sobre o processo de implementação de um ERP, converse com a nossa equipe.
Gostou do conteúdo de hoje?
Entre em contato com o atendimento ao cliente da HD Tecnologia.
Contato HD tecnologia.
relacionamento@hdtecnologia.com.br
www.hdtecnologia.com.br/contato
1 Comentário
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.