Comunicação interna: 4 maneiras de aplicar

Não há dúvidas de que a comunicação interna é importante. É comum criar canais de interação, contratar profissionais para atualizar redes sociais e outras ações visando a comunicação com os clientes. Mas por mais que a comunicação com os clientes seja importante, também é essencial não esquecer da comunicação interna da empresa.

Contudo, para uma boa comunicação, é interessante trabalhar três aspectos: Informe o conteúdo, trate o conteúdo e garanta compreensão. Por mais simples que possam parecer, eles são a chave para uma comunicação correta e diálogo sem obstáculos.

4 maneiras de melhorar a comunicação interna de sua empresa

Fortaleça conexões

Melhore a comunicação interna entre a equipe, funcionários e gestores. Assim ela será mais eficiente, Os gestores precisam conhecer os funcionários e estejam dispostos a ouvir os funcionários, isso garantirá maior produtividade. Se os funcionários da empresa sentem que os gestores podem ouvi-los e resolver questões individuais, eles se sentem conectados e produzem mais.

Diálogo aberto

Para ter o diálogo aberto, os funcionários devem ser sentir que estão atualizados sobre as mudanças e situação da empresa, assim como progresso e planos para o futuro. Faça isso por reuniões, boletins ou e-mails. Para um diálogo ainda mais aberto, uma boa ideia é deixar que os funcionários se envolvem nos assuntos. Os gestores devem estimular comentários, opiniões, responder perguntas e sempre deixar claro que todos têm voz e todas as opiniões são bem-vindas. Quando sentem que possuem papel determinante no caminho e progresso da empresa, os funcionários tendem a se comunicar mais.

Eventos externos

Organizar eventos externos para que os funcionários socializem entre si fora do ambiente de trabalho também é importante. Se tem algo que pode impedir a comunicação, é o fato dos funcionários não se conhecerem e sentirem que estão entre completos estranhos. Organize happy hour após o horário de trabalho ou uma festa. Eventos externos ou fora do horário de trabalho facilitam o engajamento e deixam a comunicação interna melhor.

Feedback

A importância do feedback muitas vezes é deixada em segundo plano. Os funcionários leram o comunicado? O e-mail chegou aos destinatários? A mensagem foi compreendida? O recomendado é fazer perguntas e se certificar de que os funcionários entenderam o conteúdo, abrindo ainda mais o canal de comunicação para comentários ou dúvidas. Dar um feedback sobre os funcionários também pode ser uma boa prática. Para isso, os gestores devem conversar com os funcionários e citar os seus pontos fortes e o que precisa ser melhor desenvolvido.

Com as sugestões acima colocadas em prática, a comunicação interna tem tudo para atingir um novo nível! Uma dica válida é utilizar um software de gestão para melhorar todos esses processos na sua empresa.

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