Falar a você empreendedor, sobre a crise mercadológica pela qual estamos passando, é como falar de futebol em plena copa do mundo. Este poderia ser mais um conteúdo sobre como devemos ficar atentos e precavidos com a atual situação, mas não, não será.
A crise pela qual passamos hoje, bem sabemos não é a primeira e não será a última, porém vemos um amedrontamento empresarial maior do que o que se costumava ver em outras crises. Este tema está em todos porta-vozes da população. Ao acordar somos bombardeados pelo “o que de pior nos espera” nos próximos meses.
Como se estivéssemos em meio a um tiroteio, a “bala” chamada crise vem de todos os lados e todos estamos sujeitos a sermos atingidos e derrubados.
Como se proteger da crise?
Para se proteger é necessário agir. Abaixar, tentar se esquivar, mas principalmente manter o controle sobre a sua situação. O que acontece em volta não é uma consequência do que você fez, mas sim de fatores externos que não estão em suas mãos.
Manter controle é entender que você pode proteger a sua empresa e sentir medo em situações de risco, é totalmente normal. São tantos os meios de comunicação empurrando a crise sobre o cotidiano empreendedor, que fica fácil de entender a pressão sobre os ombros de quem tem uma firma para carregar. A questão que fica é: E se o Brasil sobreviver a essa crise, o que vem depois?
Provavelmente você que se manteve firme durante todo o tiroteio, se protegeu quando era necessário e segurou firme para não afundar, não vai se dar mal. Se está difícil acreditar que é possível se desdobrar em plena crise, é só tentar sair pra almoçar fora com a família dia de domingo (de crise). Com toda certeza você enfrentará filas e filas de pessoas como você, querendo lazer, precisando gastar um pouco com a família.
Vale lembrar que o sucesso se mantêm na mão de empresas prevenidas. Empresas que promovem e oferecem o melhor serviço possível. Dependendo de seu segmento, faça o melhor que você pode com seus produtos e serviços. Isso é encarar a crise, é entender que ela existe e que você precisa fazer diferente. Concentre-se positivamente para poder fazer o melhor pelo seu negócio, assim é muito provável que você não esteja no meio das empresas que vão ser atingidas diretamente.
O que fica?
Provavelmente na situação pós tiroteio ficaria sensação de “Ufa, eu sobrevivi” e de que é a hora de pensar sobre a vida de forma diferente. Crise significa mudança e acreditamos que sua empresa vá passar por isso. Queremos ver você dizendo amanhã “Ufa, minha empresa sobreviveu”.
Tenha certeza que a força que sua empresa tiver para ficar de pé, continuará com ela e você sempre estará preparado como empreendedor para próximas crises. Não precisa passar por um tiroteio pra saber que é cheio de bala perdida, barulho e gente sem saber o que fazer. Você sabe o que fazer, por isso seja positivo e não se deixe derrubar por aquilo que ainda não te atingiu de forma certeira.
Para entender melhor sobre como a sua empresa pode sobreviver a esta crise baixe o E-book “6 dicas para o mercado em crise“, e saia na frente! É grátis.