1. Aumento da produtividade
O sistema permite a segmentação dos clientes e o acesso a esses dados em tempo real. Dessa forma, o vendedor se baseia nesses dados para tomar decisões e oferecer a melhor experiência de compra para o cliente. O cadastro auxilia o vendedor a sugerir produtos, inclusive, já que o histórico de compras do cliente permite traçar um perfil sobre necessidades e preferências dele.
2. Otimização do atendimento
O CRM permite que a empresa esteja focada no cliente, e não em processos que podem ser automatizados. Com o software, a empresa pode se aproximar do cliente e criar uma relação de confiança, gerando ciclos de compra cada vez menores. A empresa pode atender melhor e mais rápido o cliente, já que sabe do que ele precisa e quando precisa.
3. Cliente mais satisfeito
A automatização dos processos, que permite a personalização do atendimento, é a responsável por um atendimento melhor e pela satisfação do cliente. Como os vendedores podem coletar dados e analisá-los, eles conseguem informações relevantes sobre o que o cliente valoriza, quais são as preferências e de que jeito prefere pagar. Quanto melhor e mais rápido você entender as necessidades dos clientes – estudando histórico de vendas, oferecendo produtos em upselling segundo hábitos e poder de compra – mais satisfeito ele ficará.
4. Motivação da equipe de vendas
A equipe só se sentirá motivada se o processo de CRM tornar o trabalho mais fácil. Quando a eficácia do cadastro de clientes surte efeito nas vendas a equipe de vendas passa a entender do software e passa a utilizá-lo como aliado.
Fica claro que o CRM é uma excelente ferramenta tecnológica, mas que precisa de planejamento estratégico e conscientização de toda a equipe para que fomente bons resultados na empresa. Não adianta ter um sistema de última geração se quem precisa usá-lo não sabe como, ou pior ainda, não sabe por que usá-lo.
Você precisa de um CRM em sua empresa?