CRM: Saiba como esse tipo de sistema pode ser vantajoso para sua empresa

Com um sistema CRM, é possível criar e sustentar relações de longo prazo com os clientes. O módulo pode ajudar na gestão de relações com os clientes, mas para isso precisa de planejamento e estratégias adequadas. O cadastro de clientes pode ser usado para fomentar uma relação de pós-venda entre a empresa e os consumidores, para segmentar promoções e eventos, oferecer benefícios exclusivos e até para montar campanhas de marketing direto. Abaixo, separamos quatro vantagens de se usar um sistema de CRM estrategicamente. São elas:

 

1. Aumento da produtividade

O sistema permite a segmentação dos clientes e o acesso a esses dados em tempo real. Dessa forma, o vendedor se baseia nesses dados para tomar decisões e oferecer a melhor experiência de compra para o cliente. O cadastro auxilia o vendedor a sugerir produtos, inclusive, já que o histórico de compras do cliente permite traçar um perfil sobre necessidades e preferências dele.

 

2. Otimização do atendimento

O CRM permite que a empresa esteja focada no cliente, e não em processos que podem ser automatizados. Com o software, a empresa pode se aproximar do cliente e criar uma relação de confiança, gerando ciclos de compra cada vez menores. A empresa pode atender melhor e mais rápido o cliente, já que sabe do que ele precisa e quando precisa.

 

3. Cliente mais satisfeito

A automatização dos processos, que permite a personalização do atendimento, é a responsável por um atendimento melhor e pela satisfação do cliente. Como os vendedores podem coletar dados e analisá-los, eles conseguem informações relevantes sobre o que o cliente valoriza, quais são as preferências e de que jeito prefere pagar. Quanto melhor e mais rápido você entender as necessidades dos clientes – estudando histórico de vendas, oferecendo produtos em upselling segundo hábitos e poder de compra – mais satisfeito ele ficará.

 

4. Motivação da equipe de vendas

A equipe só se sentirá motivada se o processo de CRM tornar o trabalho mais fácil. Quando a eficácia do cadastro de clientes surte efeito nas vendas a equipe de vendas passa a entender do software e passa a utilizá-lo como aliado.

 

Fica claro que o CRM é uma excelente ferramenta tecnológica, mas que precisa de planejamento estratégico e conscientização de toda a equipe para que fomente bons resultados na empresa. Não adianta ter um sistema de última geração se quem precisa usá-lo não sabe como, ou pior ainda, não sabe por que usá-lo.

 

Você precisa de um CRM em sua empresa? 

 

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