Você sabia que 50% dos brasileiros têm tendência ao empreendedorismo?
Talvez a afirmação acima deixe muita gente impressionada, mas pode acreditar ela é real. Para embasar mais este dado, primeiro temos que desmistificar a ideia de que empreendedor é aquele que abre um negócio ou uma empresa.
É mais provável que o termo apropriado para “abridor de empresas” seja empresário, mas nem sempre um empresário seja empreendedor. O termo empreendedor engloba um significado que pode muitas das vezes te surpreender pelo fato de você descobrir que também pode ser empreendedor. Empreender está diretamente ligado ao ato de inovar e tomar atitudes que possam fazer a diferença. Existem uns que acreditam que já nasceram empreendedores, outros que desenvolveram a capacidade de lhe dar com o mercado.
Sob a perspectiva de empreendedorismo como inovação vemos que a capacidade de empreender está na capacidade de o sujeito fazer mudanças sociais e institucionais. Sendo assim, temos um país onde 50% das pessoas são capazes de fazer mudanças e assim inovar no segmento em que querem atuar.
Mas para o empreendedor a inovação só é inovação se ela for capaz de gerar valor que atenda a real necessidade de um segmento ou grupo de pessoas. Empreendedorismo é criar algo diferente e com valor. O melhor caminho para empresas que querem empreender e começar pelas mudanças, ou melhor, é começar a incluir em sua cultura o potencial para inovar.
Talvez você não saiba como fazer isso, ou melhor, não saiba empreender, mas acompanhar as mudanças no mercado é primordial. Mudanças tecnológicas, sociais e institucionais podem fazer com que você insira a vertente empreendedora em seu negócio.
Pode ser também a atualização de um processo ou método, aprimorar a gestão de estoque, financeira, contratos e vendas, ações que podem levar ao crescimento do seu negócio. Recalibrar os processos de gestão empresarial da empresa, pode trazer mudanças positivas e consequentemente criar uma barreira contra a crise.
É comum você se sentir obrigado a ser empreendedor porque o mercado bombardeia um trilhão de conselhos de como se tornar um, até porque para empreender é preciso sair das velhas fórmulas de como alcançar o sucesso. Por isso fique atento. Empreender depende mais das suas atitudes do que de qualquer outra coisa. Assuma novas atitudes, inove e crie valor, seu poder de empreendedor estará aí.