5 conselhos efetivos para fidelizar clientes e garantir as vendas
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sistema de gestão para auxiliar nas vendas e na fidelização de clientes

Conquistar novos clientes é sempre algo que todo departamento de vendas comemora. Porém fidelizar um cliente também deveria ser motivo de comemoração, já que, de acordo com pesquisas, ter um cliente fixo pode custar 6 vezes menos do que querer conquistar novos.

Para empresas que trabalham com prestação de serviços, o acompanhamento com o cliente deve ser reforçado, já que no ato da venda o que é oferecido são apenas expectativas. Agregar valor nos produtos e serviços e focar na Força de Venda, são estratégias úteis para fidelizar clientes. Porém pensando além, a palavra em que quero chegar é: Relacionamento.

Entender o cliente, ouvir e tentar solucionar suas expectativas, é o primeiro passo e o mais importante para conquistar a confiança de seus clientes. Se por um lado o produto oferece satisfação, por outro nada impede que este mesmo cliente procure o mesmo produto na concorrência. Por isso satisfação e fidelização são coisas diferentes.

Ofereça produtos de qualidade ao seu cliente e fidelize o relacionamento dele com sua empresa, para que ele sempre possa voltar a comprar de VOCÊ. Preparamos cinco conselhos que podem te ajudar a entender o processo de fidelização de clientes:

 

1 – Atenda o cliente da forma que ele quer ser atendido

Pode parecer o conselho que mais damos quando se trata de relacionamento ao cliente, mas é o porta voz de toda ação que você começa com o consumidor. Não insista em vender algo que ele não precisa. Este é o grande erro. Ao se dispor a ouvir o que ele quer, o produto oferecido poderá ser mais certeiro.

Se ele tiver sem tempo, atenda-o de forma ágil, se ele tiver mais tempo para a compra, converse, interaja e ofereça diversas possibilidades de produtos que possam ir de acordo com o que foi dito acima.

2 – Fidelizar começa pelo cliente certo

Ao invés de sair abraçando o mundo, foque no cliente certo para você. Direcionando a estratégia certa para o cliente certo, o atendimento será muito mais agradável e eficaz.

Lembre-se que não há produto que agrade a todo mundo. Por isso identificar seu público alvo o quanto antes é fazer com que suas estratégias de negócio passem a funcionar mais rápido.

 

3 – Entenda o papel do cliente para a empresa

Os clientes são o motivo que fazem com que praticamente toda empresa funcione. Vendedores, líderes e gestores se posicionam como o pivô que sustenta toda a estratégia de atendimento.

Sendo assim, a empresa que visa o relacionamento de qualidade com cada cliente, reconhece o valor de ferramentas como SAC, ouvidoria, pesquisa de mercado, têm maiores chances de fidelizar seus clientes.

4 – Estratégias especiais para ‘clientes V.I.P.’

Em muitas empresas, os clientes fiéis representam a maior fatia de lucro que a empresa tem. Para estes nada melhor que trabalho estratégico que possa fazer com que eles se sintam cada vez mais exclusivos.

Newsletters personalizadas, cupons de descontos, brindes personalizados, antecipação de lançamentos da empresa. Todas as estratégias acima podem ser usadas para estes clientes VIP, afinal, são eles que enchem boa parte da barriga de sua empresa.

 

5- Acompanhe seu cliente

As melhores empresas investem em um CRM de vendas, capaz de otimizar as estratégias utilizadas e aumentar os resultados. Quanto mais você monitora, mais conhece seu público e maior é a sua capacidade de criar estratégias para fidelizar clientes. Além disso não se esqueça do pós-venda, que será de importância crucial para que você entenda a satisfação do cliente e o sucesso de seu produto. Mas sobre este assunto faremos, em breve, um artigo específico em nosso blog.

Estar à frente da concorrência e diferenciar-se dos demais, significa conhecer efetivamente seus clientes e estar pronto para atendê-los. De pequenas necessidades que você consegue resolver a um relacionamento de confiança com seus clientes, daí parte o processo de fidelização.

Após refletir sobre isso, é importante ressaltar que deve ser passado orientação constantes ao departamento de vendas para que o processo de fidelização seja mais eficiente.

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