A gestão de contratos, basicamente, compreende em acompanhar todo o processo que envolve contratos, a partir do uso de procedimentos, medidas e controles que culminam na administração eficaz de todas as etapas da realização de contratos.
Para que uma boa gestão de contratos aconteça é imprescindível providenciar um planejamento e programação de detalhes que serão envolvidos no contrato, como prestação de serviços, prazos, valores, obrigações e deveres dos envolvidos. E tão importante quanto fechar um contrato, é preciso saber gerenciá-los da melhor maneira possível.
3 dicas para realizar uma boa gestão de contratos:
- Redação do contrato – Essa é a etapa mais importante, pois se bem realizada pode evitar problemas para ambos os envolvidos. O contrato precisa ser redigido de maneira clara, assertiva e alinhada ao que a empresa pode oferecer ou mesmo usufruir, para evitar gastos desnecessários. Deixe bem definido as multas e penalidades referentes à possíveis quebra dos termos do contrato para todas as partes, uma assessoria jurídica é de suma importância nesse momento.
- Organização – Organize bem os seus contratos, pois isso vai proporcionar agilidade para seu negócio e alinhamento para dar andamento em cada contrato concretizado. Defina procedimentos para arquivamento, separe por natureza dos contratos (clientes, fornecedores, etc.), duração e vencimento, assim é otimizado a localização e controle de cada contrato firmado.
- Monitoramento – Fique atento às alterações de valores e condições contratuais, essas mudanças devem ser acordadas com antecedência, para que tudo o que esteja no contrato seja contemplado e cumprido, além de programar os impactos financeiros que poderão ocorrer. Esse controle deve ser realizado com constância.
Uma boa gestão de contratos é pautada em detalhamento, trabalho minucioso e deve fazer parte da rotina de qualquer empresa. Quando bem acompanhado, o contrato é uma ferramenta fundamental para crescimento e a gestão empresarial.