É preciso que você empresário fique sempre muito atento ás finanças de sua empresa, acompanhando de perto os processos que envolvem o capital da firma. No Brasil de 100 empresas abertas, pouco mais que 75 sobrevivem ao primeiro ano. Segundo especialistas, a inexperiência e o descontrole do fluxo de caixa são as principais causas do fechamento precoce das empresas.
Para sobreviver em um mercado extremamente competitivo, é preciso ficar atento à gestão financeira da organização, essencial para a sobrevivência do negócio. Hoje nós te mostraremos os 7 erros que levam sua empresa pro buraco e você tenta identificar os que já acontecem com você.
1 . Falta de monitoramento das contas da empresa
Deixar de controlar e conhecer todas as etapas da produção, todos os custos envolvidos e o dia-a-dia da empresa, talvez seja o erro que englobe todos os erros que citarei abaixo.
É preciso acompanhar de perto estes procedimentos, mesmo que outra pessoa esteja encarregada da gestão financeira. É necessário Identificar os problemas quando ainda são pequenos e mais fáceis de resolver. O descontrole nas contas começa com um pequeno problema que vai virar um monstro pra sua empresa.
2 .Contar com dinheiro que ainda não recebeu
Fazer a previsão das receitas é possível, principalmente se uma venda já está acertada. Mas é melhor refletir que o dinheiro ainda não está em caixa. Muitos adquirem um novo equipamento, por exemplo, sem que o dinheiro tenha entrado efetivamente.
Seja o mais prudente que puder! Melhor ser paciente do que correr o risco de ficar endividado e não ter de onde tirar o dinheiro.
3 .Comprometer a maior parte da receita com dívidas
Comprometer grandes parte das receitas com dívidas acaba com a liquidez do negócio.
Investimentos são necessários, mas pense em investimentos que lhe trarão retorno. Investimentos mal planejados só lhe trarão mais um débito a ser pago.
Convém analisar se o caixa da sua empresa aguenta mais uma parcela ou é melhor esperar o momento mais favorável.
4 .Deixar de controlar os custos de produção
É fundamental que você acompanhe e entenda os custos de produção, tanto os fixos como os variáveis, pois são eles que também compõem o preço de venda de seu produto ou serviço.
Os prazos que seu fornecedor te dão, podem ser diferentes do prazo que você dá ao seu consumidor. O fator prazo pode causar confusão na hora de gastar e levar seu caixa para o vermelho.
Acompanhe de perto esses valores, até para poder negociar um abatimento ou desconto junto aos fornecedores, se necessário.
5 .Estocar além do necessário
Ninguém quer perder venda por conta de falta de estoque! Mas produto encalhado é ainda pior. O controle de estoque e a análise cuidadosa da demanda dos produtos é a melhor saída para compor um estoque enxuto, mas que atenda às necessidades de seus clientes.
6 .Misturar as contas pessoas com as contas da empresa
Este provavelmente seja o erros mais cometidos por quem está começando o primeiro negócio, e também o erro com mais potencial de tirar as contas dos eixos. Para não cometê-lo, lembre-se que o caixa da empresa não é sua conta pessoal, e você não deve fazer saques sempre que deseja!
Fixar um valor para o pro labore e incluí-lo no planejamento mensal do fluxo de caixa provavelmente seja o melhor caminho para não confundir as bolas.
Acredite: A retirada de caixa para contas diversas que não incluem as da empresa, é o caminho mais rápido para o fim da sua empresa, e isso acontece sem que ao menos você perceba!
7 .Descontrole do fluxo de caixa
Este item poderia estar mais como consequência (dos erros cometidos acima), do que como o erro em si. O descontrole do fluxo do caixa é o pai e a mãe da falência! Muitos empresários se perdem quando o assunto é administração. A empresa deve adotar um sistema de controle de entrada e saída de dinheiro.
O que entra no fluxo fica no fluxo, e parte de você controlar o momento de pagar de comprar e de investir. Não se esqueça de pensar estrategicamente sobre os prazos e como ele influenciarão sobre o capital real que estará dentro deste fluxo.
Se o pai da falência é descontrole do caixa, o pai e a mãe do sucesso é o planejamento. Como já foi dito acima, planeje e esteja no controle ou ciência do que acontece em seu fluxo de caixa. Em empresas menores, uma simples planilha consegue resolver o problema. Já empresas maiores devem optar por sistemas de gestão e controle mais eficientes para sua demanda.
Se identificou com algum erro?
Como dito no planejamento, é preciso ter o hábito de checar as contas, de preferência todos os dias, e saber planejar o pagamento e recebimento dos recursos.
Encontrou todos os erros que levam à falência? Se identificou com algum dos itens? Se sim, é melhor checar a saúde financeira de sua empresa. Neste jogo dos sete erros só há um perdedor e nós não queremos que seja você ou sua empresa.
Pense nos investimentos que dão retorno e na importância de uma gestão financeira para sua empresa. A parte financeira pode ser o melhor ou o pior que seu empreendimento pode te oferecer.
A gestão eficiente exige monitoramento. E nada melhor que um bom sistema de gestão para te auxiliar e te dar mais tempo para cuidar de tudo com muito zelo e controle.
Faça o download da planilha de controle financeiro da HD Tecnologia que irá te ajudar na gestão do controle financeiro da sua empresa:
Gestão financeira é na HD! O controle financeiro de seu negócio vai ficar em boas mãos!
Há 21 anos no mercado, somos especialistas em sistema de gestão empresarial. Apresentamos você ao nosso sistema de gestão empresarial “Lírio”. Rápido, fácil e completo!
- Contas a pagar;
- Contas a receber;
- Fluxo de Caixa;
- Conciliação bancária/Controle de banco;
- D.R.E (Demonstrativo de resultados);
- Emissão de boletos
- Integração bancária (Remessa e Retorno).