Uma manutenção dos ativos bem feita é essencial para toda indústria. Saiba como planejar a sua manutenção.
A sua indústria sofre com os constantes aumentos nos custos de produção, quebras de máquinas e equipamentos e você ainda teme perder seus clientes por não estarem satisfeitos com os prazos de entrega?
Dentre os vários motivos para dar mais atenção à gestão da manutenção, a verdade é que quanto melhor for a gestão dos seus ativos, mais competitiva será a sua indústria.
Em um cenário global cada vez mais concorrido, cada detalhe na forma em como você cuida do seu processo é sinônimo de vantagem competitiva.
Além da redução do número de falhas em máquinas e equipamentos, que aumentam os custos do processo produtivo, a confiabilidade dos ativos é outro ganho estratégico de uma gestão bem feita.
Acabar com os gargalos de sua linha de produção, portanto, não é o único benefício de se fazer uma manutenção dos seus ativos com sucesso.
O que é a gestão de ativos na indústria
Paradas inesperadas no processo produtivo de uma indústria devido a equipamentos quebrados são indícios de prejuízo e de que a indústria afetada parou no tempo!
Isso porque hoje já existem à disposição metodologias e softwares de gestão da manutenção que podem ajudar na missão de garantir que a sua indústria opere sem surpresas desagradáveis.
Nesse sentido, a gestão de ativos é o processo de acompanhar o funcionamento regular dos recursos técnicos, de modo a evitar desperdício de dinheiro e pessoal em procedimentos de manutenção ineficientes.
Assim, seus principais objetivos são programar o trabalho o melhor possível, controlando os custos e garantindo a qualidade do produto final.
Manutenção planejada vs. não planejada
A gestão da manutenção pode ser classificada, a grosso modo, em dois tipos: a manutenção planejada – que pode ser ainda subdividida em preventiva, preditiva e corretiva – e a manutenção não planejada.
Qual a diferença entre cada uma? E qual o impacto de cada tipo de manutenção para a sua indústria?
Entendemos cada tipo de manutenção e seus impactos para a indústria:
A manutenção não planejada é aquela de caráter corretivo que pega de surpresa toda a sua indústria, já que não havia preparo nem expectativa para ela ocorrer.
Desse modo, não planejado, a correção da falha sob urgência por isso, nem sempre é realizada da forma mais segura e eficiente, sobretudo do ponto de vista de custos.
A manutenção planejada preventiva, envolve tarefas sistemáticas como inspeções, substituição de peças e reparos de máquinas, de modo a reduzir e evitar falhas no desempenho dos equipamentos.
Este plano de manutenção preventiva deve ser realizado a partir das orientações do fabricante, de modo a maximizar a vida útil de cada máquina.
Enquanto isso, a manutenção planejada preditiva é aquela feita a partir da análise de dados e através de mecanismos específicos das variáveis de desempenho de um equipamento.
Tais dados coletados e analisados ajudam não só a prever quando determinado equipamento estará mais sensível a apresentar falhas como também antecipar falhas que podem ser desastrosas para o processo produtivo.
Por último, e não menos importante, a manutenção planejada corretiva, diferente da não planejada, possibilita o planejamento dos recursos necessários para uma manutenção de correção já esperada que acontecesse.
Para entender como aplicar o melhor de cada categoria de planejamento de manutenção para a sua indústria, entre em contato com o time da HD Tecnologia e tenha as melhores soluções e especialistas à sua disposição.