2018 já está chegando. Então vale a pena se atualizar com as previsões que separamos para você.
2017 foi um ano muito agitado em todos os aspectos. Inúmeros escândalos fiscais por parte de governantes do país, recessão da economia, impostos aumentando juntamente com a taxa de desemprego dentre outros acontecimentos que fizeram esse ano ficar marcado na mente de muita gente.
Aos poucos a economia volta a respirar. Mas isso será constante? Será que teremos boas notícias para 2018?
Veja logo abaixo, algumas previsões para a economia em 2018.
A inflação deve se manter em níveis aceitáveis
Em 2017, o consumidor teve um grande susto, um deles foi a gasolina que alcançou números nunca antes vistos. No geral, outros itens também tiveram preços elevados. O IPCA indicou que a inflação fechou o ano de 2017 em 2,14%, que é a mais baixa desde 1998.
Em 2018, esse número tende se manter estável. A economia continuará se recuperando, mas o desemprego continuará a subir
Parece que não faz tanto sentido certo? Se a economia cresce, todos crescem juntos e teremos mais mais empregos.
Errado!
Em 2017, inúmeras empresas fecharam as portas, aconteceram demissões em massa no setor automobilístico e uma retração muito forte no país. E por isso, a maioria dos empresários está aguardando o mercado aquecer. Existe uma incerteza pairando no ar.
Para 2018, as empresas estarão voltando a crescer, porém de forma cadenciada. Ou seja, o crescimento acontecerá de acordo com o aumento da demanda, e só ai que as contratações voltarão a acontecer de maneira consistente.
O PIB tende a aumentar
O índice IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), alerta que a intensa recessão já passou, porém a retomada de crescimento é muito lenta e turbulenta. Dessa forma, as projeções não são tão otimistas, mas um crescimento entre 2.4 e 2,5% é esperado para 2018.
Importações podem aumentar até 7,8%
o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), constatou que existe um aumento aguardado nas importações que vai girar em torno de 7,8% e das exportações 4,3%. Mesmo com uma grande parte da população desempregada (12,7 milhões de pessoas). Existe uma reação do mercado que fez esse número diminuir de 13,7% para 12,2% em 2017. Dessa forma, em 2018 poderemos ver um grande avanço com a expansão da renda doméstica.
Taxa de juros básica irá cair
O Banco Central divulgou que a taxa de juros poderá se manter mais baixa em 2018 em torno de 5%. Segundo estudos realizados, essa taxa estimula a atividade econômica, o que deixa claro que estamos em uma política monetária expansionista.
O que tudo indica, o Brasil está novamente trilhando o caminho do crescimento. Entretanto, é um caminho longo e árduo até que a economia se estabilize novamente. E para os empresários, é momento de ter cautela e realizar investimentos no curto prazo. Mas mesmo assim, as notícias não deixam de ser animadoras.
Diante desse cenário, a melhor opção é estar atualizado e preparado para se manter estável para qualquer tipo de reação do mercado. E para isso, temos alguns materiais que irão te ajudar em qualquer circunstância. Para acessar esses materiais, basta clicar nos botões abaixo. Todos eles são gratuitos. Tenha uma ótima leitura!
O guia que irá ajudar você a otimizar seu tempo e se tornar uma pessoa mais produtiva.
Controle seu tempo, ou ele controlará você.