Previsão de demanda: o que é e qual seu impacto na tomada de decisões?

Entenda a importância da previsão de demanda na cadeia produtiva de uma empresa e como aplicá-la nos seus negócios para tomar decisões mais assertivas.

Em todas as esferas da vida, estamos sempre fazendo projeções futuras na tentativa de nos preparar para diversas situações e evitar riscos. Seja listando uma compra de supermercado que será suficiente para abastecer a casa no fim de semana, calculando o tempo e trajeto necessário para chegar a um compromisso na hora marcada ou separando um kit de primeiros socorros e outros suprimentos para uma trilha.

No mundo dos negócios, trabalhar com projeções é crucial para a subsistência de qualquer empreendimento. E uma das mais importantes, com certeza, é a previsão de demanda.

 

O que é previsão de demanda?

 

Como o próprio nome sugere, a previsão de demanda nada mais é do que uma estimativa da demanda de um produto ou serviço, levando em conta fatores internos e externos, mercadológicos, financeiros e econômicos.

Ou seja, ela serve para antecipar o que deve acontecer no futuro, as tendências de consumo e tudo que provavelmente terá impacto direto na área produtiva de uma empresa, seja ela fabricante ou varejista.

De forma prática, a falta da previsão de demanda pode comprometer o planejamento de compra, o planejamento financeiro e o processo comercial de uma empresa, principalmente das indústrias.

Por isso é importante saber como realizar a previsão de demanda para que o processo de tomada de decisão seja mais claro e ágil para todos.

Mas, antes de explicarmos sua importância e aplicação em uma empresa, precisamos esclarecer uma dúvida comum e que você talvez esteja pensando neste momento. Previsão de demanda não é a mesma coisa que previsão de vendas? Não é, e você vai entender agora.

 

Qual a diferença entre previsão de demanda e previsão de vendas?

 

Apesar dos termos serem similares, se tratam de conceitos com amplitudes diferentes. Enquanto a previsão de vendas foca apenas na receita esperada para um determinado período, a previsão de demanda busca delinear os interesses do consumidor, analisando o mercado como um todo e gerando insights que dão respaldo para decisões de maior impacto.

Isso pode se traduzir mais claramente em situações nas quais uma empresa busca expandir seu negócio, explorando um novo nicho de mercado, por exemplo. Antes de se aventurar em um território desconhecido, é preciso saber se há demanda deste novo item e se há espaço para sua empresa atuar dentre os concorrentes já existentes.

Então, o objetivo da previsão de demanda é entender o cenário para um produto ou serviço específico de forma que os gestores estejam aptos a tomar decisões mais assertivas em questão de potencial de mercado, possibilidade de expansão, preços, etc.

 

Previsão de demanda e planejamento empresarial

 

Como você viu, a previsão de demanda está ligada a um contexto mais abrangente dos negócios de uma organização, sendo útil no planejamento estratégico, tático e operacional da empresa.

Dentre suas várias possibilidades, ela irá auxiliar nos processos de tomada de decisões como:

  • Gestão do estoque, evitando excessos e/ou desperdícios
  • Planejamento e controle de produção (PCP), evitando sub ou superprodução
  • Potencial de mercado e possibilidades de expansão
  • Avaliação da necessidade de mão-de-obra adicional
  • Orçamentos de matéria-prima mais assertivos
  • Previsões financeiras e orçamentárias
  • Planejamento de ações de marketing
  • Formular estratégias de preço

Previsão de demanda na prática

 

Apesar de ser um processo relativamente complexo e com diversos fatores envolvidos, vamos resumir em uma metodologia básica de pesquisa, com base em 4 passos:

 

1- Definição do objetivo

Qual será o objeto de estudo? Um nicho, um produto? Aqui você deve definir o direcionamento da pesquisa tanto do assunto quanto do prazo (curto, médio ou longo).

 

2- Escolha da metodologia

Podem ser usados métodos qualitativos, quantitativos ou ambos. Para a pesquisa qualitativa, fatores subjetivos como a opinião de especialistas, expectativa de vendedores e percepção dos clientes serão catalogados. Já na quantitativa, dados concretos como histórico de vendas e giro de estoque servirão de base.

 

3- Coleta de dados

Com o objetivo e metodologia definidos, é o momento de realizar a coleta de dados. Vale pontuar que dados obtidos internamente ajudam a entender o comportamento do consumidor em relação ao seu negócio, enquanto informações obtidas externamente trarão mais clareza da dinâmica do mercado.

 

4- Interpretação dos resultados

Nesta etapa, a experiência e conhecimentos dos gestores e profissionais da área de finanças serão essenciais para realizar a interpretação mais assertiva dos dados coletados e obter insights de fato valiosos para o negócio.

Para contar com dados mais confiáveis e de fácil acesso, a tecnologia será sua maior aliada. Tanto na coleta, quanto no cruzamento de dados e elaboração de relatórios inteligentes, você pode ter toda a gestão do seu negócio de forma simples, intuitiva e eficiente através do Lírio ERP, nosso sistema de gestão integrada.

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